Alemanha: O que fazer em Nuremberg – Roteiro de 2 dias

0

Nuremberg fez parte de uma road trip que fizemos pela Alemanha começando em Frankfurt e seguindo pela Rota Romântica. É uma cidade receptiva, bonita e cheia de história. Mas também possui seu lado negro, pois foi palco de acontecimentos que desejamos que nunca mais se repitam no mundo. Aqui você vai encontrar um roteiro de 2 dias com as principais atrações da cidade, dicas de hospedagem, restaurantes e muitas curiosidades.

A CIDADE DE NUREMBERG

Localizada ao sul da Alemanha, a 170 km ao norte de Munique, Nuremberg é a segunda maior cidade da região da Baviera com pouco mais de meio milhão de habitantes. A cidade tem uma história antiga, que remota 1050, época em que seu famoso Castelo começou a ser construído. A cidade é frequentemente referida como tendo sido a “capital não oficial” do Sacro Império Romano. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi severamente destruída. Posteriormente, a maior parte das construções medievais foi restaurada e até mesmo sua grande muralha de 4 quilômetros de extensão, que circunda todo o centro histórico da cidade, continua em pé.

Muralha do Castelo de Nuremberg
Arquitetura típica
Vista do rio Pegnitz que atravessa o centro histórico
Calçadão no centro da cidade

O LADO NEGRO DE NUREMBERG

Esta bela cidade também tem o seu passado negro. Nuremberg teve grande significado durante a época da Alemanha nazista. Por causa da importância da cidade para o Sacro Império Romano e sua posição no centro da Alemanha, ela foi escolhida para ser o local de grandes convenções do Partido Nazista, conhecidos como Comícios de Nuremberg. Após a ascensão de Adolf Hitler ao poder em 1933, os Comícios de Nuremberg se tornaram enormes eventos de propaganda nazista, um verdadeiro centro para propagação dos ideais arianos e anti-semitas. Uma grande quantidade de edifícios e instalações foi construída para atender a estas assembléias, mas muitas não foram finalizadas com o final da guerra e foram parcialmente ou totalmente destruídas. No entanto, ainda hoje há muitos exemplos da arquitetura nazista que ainda podem ser vistos na cidade.

O QUE FAZER EM NUREMBERG

Colocamos todas as nossas sugestões no mapa interativo abaixo para facilitar a organização da sua viagem. A ideia é que você visite os pontos em azul no primeiro dia e os, mais distantes, em verde no segundo dia, totalmente dedicado a que quer se aprofundar na história da época da Alemanha nazista. Em vermelho, estão dicas de onde comer na cidade.

DIA 1

1. CASTELO DE NUREMBERG

A parada mais que obrigatória em Nuremberg é visitar famoso Castelo medieval. Construído no alto de uma colina, ele é composto basicamente por 3 partes: Kaiserburg (Castelo Imperial); Burggrafenburg (Edifícios do Burgrave – comandante militar de Nuremberg); e Reichsstädtische Bauten (Edifícios Municipais da Cidade Imperial). Ele começou a ser construído no início do século XI e, durante a Idade Média, foi um dos castelos imperiais mais importantes do Império Romano. A Torre Sinwell é um dos destaques do complexo. O Castelo abriga uma exposição sobre o funcionamento do Castelo e detalhes históricos sobre o Sacro Império Romano Germânico.

  • Endereço: Burg 13, 90403 Nürnberg, Alemanha
  • Horários: de abril a setembro: de 9h às 18h / de outubro a março: de 10h às 16h
  • Entrada: vários tipos de tickets – a visita completa sai por 7 euros

Leia mais: Alemanha: Como visitar o incrível Castelo de Nuremberg

thumb_1255170_10200282987868297_555964119_n_1024
Torre Sinwell, a mais emblemática do Castelo, e a bandeira da Alemanha

2. CASA DE ALBRECHT-DÜRER

Pertinho do castelo fica a Albrecht-Dürer Haus. Trata-se de um museu localizado na antiga residência de Albrecht Dürer, um importante artista alemão do renascimento. Dürer morou no local entre 1509 e 1528. A casa foi construída por volta de 1420 e tem cinco andares. Desde 1871 a Albrecht-Dürer Haus é um museu dedicado à vida e obra de Dürer. O museu apresenta instalações de mobiliário de época, uma recriação da oficina de Dürer, na qual os visitantes podem assistir a demonstrações de técnicas de gravura e exibições rotativas de desenhos e gravuras do artista.

  • Endereço: Albrecht-Dürer-Straße 39, 90403, Nuremberg, Alemanha
  • Horários: terça, quarta e sexta de 10h às 17h / quinta de 10h às 20h / sexta e sábado de 10h às 18h / de julho a setembro e em dezembro também abre às segundas-feiras de 10h às 17h
  • Entrada: 5 euros
Casa de Albrecht Dürer

3. SANKT SEBALDUS KIRCHE

A Igreja de Santo Sebaldo é uma das mais importanes de Nuremberg e está situada em frente à antiga prefeitura. Seu nome é uma homenagem a Santo Sebaldo, um eremita do século VIII, missionário e padroeiro de Nuremberg. A construção desta histórica igreja começou em 1225. Originalmente, ela foi construída como uma basílica românica com dois coros. Durante o século XIV foram feitas várias mudanças importantes na construção. As duas torres foram adicionadas no século XV e, no meio do século XVII, galerias foram adicionadas e o interior foi remodelado no estilo barroco. A igreja sofreu sérios danos durante a Segunda Guerra Mundial e foi, posteriormente, restaurada.

  • Endereço: Winklerstraße 26, 90403 Nuremberg, Alemanha
  • Horários: diariamente de novembro a março de 9h30 às 16h / de abril a dezembro de 9h30 às 18h
  • Entrada: gratuita / subida na Torre: 5 euros
Igreja de São Sebaldo

4. FRAUENKIRCHE

A Igreja de Nossa Senhora, um belo exemplo de arquitetura gótica, fica localizada na Hauptmarkt, a principal praça da cidade. Ela foi construída por iniciativa do Imperador Charles IV entre 1352 e 1362. A igreja contém muitas esculturas e numerosas obras de arte da Idade Média, como o chamado Altar Tucher e dois monumentos de Adam Kraft. Uma das características mais notáveis da igreja é o Männleinlaufen, um relógio mecânico que comemora a Bula de Ouro de 1356. O relógio foi instalado na igreja em 1506. Todo dia às 12h o Imperador Romano é mostrado sentado com príncipes a seu redor em um showzinho com bonecos mecânicos.

  • Endereço:  Hauptmarkt, 90403 Nuremberg, Alemanha
  • Horários: segunda de 8h30 às 11h430 / terça e quinta e sexta de 8h30 às 12h e de 14h às 17h / quarta de 8h30 às 12h / fechada aos sábados e domingos
  • Entrada: gratuita
Frauenkirche, localizada na Hauptmarkt

5. HAUPTMARKT

Esta é praça central da cidade e onde se realiza um famoso mercado de rua, com muitas barraquinhas. É neste local que também é realizada a feira de Natal de Nuremberg (Christkindlesmarkt), uma das mais famosas feiras de Natal da Alemanha. Mais de 2 milhões de pessoas costumam visitar a feira todos os anos. Ao redor da praça, há vários estabelecimentos comerciais como Cafés e restaurantes.

6. SCHÖNER BRUNNEN 

Schöner Brunnen (fonte bonita, em português) é uma famosa fonte, em estilo gótico, localizada na Hauptmarkt. Ela foi construída entre 1385 e 1396 e possui 19 metros de altura. As 40 figuras coloridas que adornam a fonte representam a visão de mundo do Sacro Império Romano. Lá estão a filosofia, as sete artes liberais, os quatro Evangelistas, os quatro Padres da Igreja, os sete Príncipe-Eleitores, as Nove da Gama, Moisés e sete profetas (Oséias, Daniel, Jeremias, Ezequiel, Amós, Isaías e Joel). Procure por um anel de metal preso na grade que fica ao redor da fonte. Segundo a lenda, quem o gira voltará à cidade. Nós giramos, mas ainda não voltamos!

Em frente à linda fonte na Hauptmarkt

7. PREFEITURA DE NUREMBERG

A Altes Rathaus (antiga prefeitura) compreende uma série de edifícios de épocas e estilos arquitetônicos diferentes. No pátio da prefeitura fica a  Gänsemännchenbrunnen, uma das fontes mais antigas da cidade construída em 1557. Uma curiosidade é que até o século XIV a cidade não tinha uma prefeitura e o Conselho se reunia reuniu em uma casa de negociantes de panos.

  • Endereço: Rathausplatz 2, 90403 Nuremberg, Alemanha

8. MUSEU NACIONAL GERMÂNICO

Fundado em 1852, o Germanisches Nationalmuseum é um dos mais importantes museus da Alemanha. Ele abriga uma grande coleção de itens relacionados com a cultura alemã e da arte desde tempos pré-históricos até os dias atuais. O Museu Nacional Germânico é o maior museu de história cultural da Alemanha. Seu acervo possui mais de 1,3 milhão de objetos, mas somente 25 mil itens são exibidos, destacando-se pelos trabalhos de importantes artistas alemães.

  • Endereço: Kartäusergasse 1, 90402 Nuremberg, Alemanha
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 18h (quarta até 21h) / fechado às segundas
  • Entrada: 8 euros

DIA 2

9. TRIBUNAL DE NUREMBERG

A cidade de Nuremberg foi escolhida para o julgamento dos crimes nazistas, após a Segunda Guerra Mundial, devido à sua relevância, uma vez que ali eram feitos os grandes encontros e comícios organizados pelo partido nazista. Foi no Palácio da Justiça da cidade que foram feitos os históricos “Julgamentos de Nuremberg”. Estes julgamentos foram realizados na sala 600 do edifício. É possível fazer tours pelo tribunal, mas não é garantido que você conseguirá visitar a sala 600 porque ela continua sendo usada normalmente para outras decisões legais da cidade. Veja o mapa do tour neste link.

  • Endereço: Bärenschanzstraße 72, 90429 Nuremberg, Alemanha
  • Horários: 
    • Tours auto-guiados: no horário em que o tribunal estiver aberto (confira aqui)
    • Tours guiados: sábado às 14h (inglês) / domingo às 14h (alemão)
  • Entrada:
    • Tours auto-guiados: 5 euros (inclui audio guide – não tem em português, mas tem em espanhol)
    • Tours guiados: 8 euros
A famosa sala 600. Foto: tourismus.nuernberg.de

10. CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO & ÁREAS DE DESFILE DO PARTIDO NAZISTA

Esta área compreende um conjunto de construções nazistas entre 1933 e 1938. Muitas das construções foram destruídas parcial ou totalmente depois da guerra ou foram reaproveitadas para outros fins. Foi criado um Centro de Documentação, que consiste em um museu para contar a história deste período negro da história mundial. Confira alguns lugares para conhecer.

Dokumentationszentrum Reichsparteitagsgelände

O Centro de Documentação da Área de Desfiles do Partido Nazista foi um dos museus históricos mais impressionantes que já visitamos. Ele tem como objetivo traçar toda a história do nazismo, os inícios da ditadura, a forma como Hitler chegou ao poder e como foi apoiado, a organização do partido, os sentimentos anti-semita e racistas que estavam nas veias do movimento, o caminho para a Segunda Guerra Mundial, a resistência alemã, os julgamentos de Nuremberg e o que houve após 1945. O acervo é riquíssimo e muito detalhado com fotos, videos e muitos objetos no acervo. Veja o mapa do museu aqui.

  • Endereço: Bayernstraße 110, 90478 Nuremberg, Alemanha
  • Horários: de segunda a sexta de 9h às 18h / sábado e domingo de 10h às 18h
  • Entrada: 5 euros
Centro de Documentação
Kongresshalle visto por dentro

Kongresshalle

Dentro do Centro de Documentação há uma plataforma de observação de vidro para o Kongresshalle, o o maior edifício nazista preservado. Foi criado para ser um centro de congressos do Partido Nazista com capacidade para 50 mil pessoas. O edifício foi em grande parte construído com uma fachada de painéis de granito. O projeto (especialmente a fachada exterior, entre outras características) é inspirado no Coliseu de Roma. A obra começou em 1935, mas a obra nunca foi concluída e sem um teto.

  • Endereço: Bayernstraße 100, 90471 Nuremberg, Alemanha
Kongresshalle visto do lado de fora

Große Straße

Esta grande estrada de quase 2 km de comprimento e 40 m de largura foi destinada a ser o eixo central do complexo e uma estrada parada para a Wehrmacht. Esta foi a criação de uma relação entre o papel de Nuremberg durante o Terceiro Reich e seu papel durante a época medieval. As obras de construção começaram em 1935 e que terminaram em 1939. No entanto, o local nunca foi utilizado como um local para desfiles, como devido ao início da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, a estrada foi usada como um campo de pouso temporário para o Exército dos EUA. Hoje em dia, o local é usado por uma empresa de feiras e exposições de Nuremberg como estacionamento.

  • Endereço: Große Str., 90471 Nuremberg, Alemanha

Zeppelinfeld

Zeppelinfeld está localizado a lesta da Große Straße. O local consiste em uma grande arquibancada de 360 metros de largura. Foi um dos primeiros trabalhos de Albert Speer para o partido nazista com base no Altar de Pergamon. No alto da arquibancada havia uma suástica. Seu nome se deve ao fato de um zepelim ter pousado na área em 1909.

  • Endereço: Zeppelinstraße, 90471 Nuremberg, Alemanha
Arquibancada do Zeppelinfeld

Ehrenhalle

Este Hall da Honra foi inaugurado em 1930, antes da era Hitler durante a República de Weimar. Ele consiste em um hall de arcadas com um terraço de pedra adjacente com duas fileiras de pedestais. Todas as quatorze torres permanecem praticamente intactas.

  • Endereço: An der Ehrenhalle, 90478 Nuremberg, Alemanha

CARRO EM NUREMBERG

São poucas cidades alemãs que recomendamos usar carro, mas Nuremberg é uma delas. Nós estávamos fazendo uma road trip pela Alemanha que começou em Frankfurt e seguiu até a Rota Romântica. Em Nuremberg, nos hospedamos pertinho do centro da cidade e fizemos todo o primeiro dia de passeios a pé. No entanto, no segundo dia, para conhecer lugares mais distantes da parte que abriga os edifícios nazistas da cidade, nós fomos de carro e achamos que foi uma excelente escolha, porque nos deu liberdade de visitar esses lugares que ficam mais distantes de transporte público. Caso você ache conveniente alugar um carro, faça uma cotação sem compromisso na RentalCars, nosso parceiro.

ONDE COMER EM NUREMBERG

Nós já tínhamos falado sobre 3 lugares que recomendamos em Nuremberg no post “Alemanha: Dicas de onde comer em Nuremberg“. Aqui deixamos os endereços e mais outras dicas bacanas na cidade:

wurst-coracao-nuremberg
Comida típica e ambiente alemão legítimo no Bratwursthäusle

DICA DE GULOSEIMA TÍPICA: LEBKUCHEN

Lebkuchen são bolinhos típicos da Alemanha, cujos ingredientes incluem geralmente mel, especiarias como anis, coentro, cravo, gengibre, cardamomo e pimenta da Jamaica, nozes, incluindo amêndoas, avelãs e nozes ou frutas cristalizadas. Muitos são vendidos em formato de coração e são decorados com frases amorosas ou desejando felicidades. O mais tradicional de Nuremberg é o Lebkuchen Schmidt, com vários endereços na cidade.

lebkuchen-loja-nuremberg
Loja da Lebkuchen Schmidt no centro de Nuremberg
biscoitinhos-nuremberg
Biscoitinhos deliciosos de gengibre e noz moscada

ONDE SE HOSPEDAR EM NUREMBERG

Nós nos hospedamos no Dürer Hotel pertinho do Castelo de Nuremberg e ficamos em um quarto com vista para as muralhas. O café da manhã foi um dos melhores que tomamos na viagem, a equipe de funcionários era muito solícita e até nos ofereceram um guarda-chuvas para que não nos molhássemos durante os passeios. Super recomendamos!

Leia mais: Alemanha: Dica de hospedagem em Nuremberg

Área em que é servido o caprichado café da manhã. Foto: Booking.com
Área em que é servido o caprichado café da manhã. Foto: Booking.com

Leia mais sobre cidades da Alemanha:

Deixe seu comentário