Alemanha: O que fazer em Colônia – Roteiro de 1 ou 2 dias

0

A cidade de Colônia na Alemanha é um daqueles lugares que valem a pena conhecer. Localizada no leste do país, ela fica perto de países como Holanda e Bélgica. Se você está procurando dicas sobre o que fazer em Colônia, reunimos as melhores atrações que tivemos o prazer em conhecer na cidade durante nossa passagem por lá. Vamos com conosco conhecer um pouco mais de Colônia?

A CIDADE DE COLÔNIA

Colônia (Cologne em inglês; Köln em alemão) é a maior cidade da região alemã da Renânia do Norte-Vestefália e a quarta maior cidade da Alemanha (depois de Berlim, Hamburgo e Munique). Ela está localizada na região metropolitana do Reno-Ruhr, uma das principais regiões metropolitanas europeias e a maior da Alemanha, com mais de dez milhões de habitantes (somente a cidade de Colônia tem pouco mais de 1 milhão de habitantes). A cidade é um centro cultural que abriga dezenas de museus e centenas de galerias de arte.

Catedral de Colônia vista atravessando a ponte Hohenzollernbrücke
Catedral de Colônia vista atravessando a ponte Hohenzollernbrücke

Um pouco de história…

A cidade foi fundada pela tribo germânica dos Úbios, no século I d.C. Ela funcionou como a capital da província romana da Germânia Inferior e como o quartel-general do exército romano na região até ocupada pelos francos em 462. Durante a Idade Média, foi uma das mais importantes rotas comerciais entre o leste e o a oeste da Europa. Colônia foi uma das maiores cidades do norte dos Alpes nos tempos medievais e renascentistas. Colônia foi uma das cidades mais fortemente bombardeadas na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, com quase 35 toneladas de bombas jogadas sobre seu território. O bombardeio reduziu a população em 95%, principalmente devido à evacuação e destruição de quase toda a cidade. Com a intenção de restaurar o maior número de edifícios históricos quanto fosse possível, a reconstrução pós-guerra foi bem sucedida, resultando em uma paisagem urbana muito misturada e única.

Römerturm, parte de uma muralha romana em Colônia
Römerturm, parte de uma antiga muralha romana em Colônia

CARNAVAL DE COLÔNIA

O carnaval de Colônia é um dos maiores festivais de rua na Europa. O Carnaval começa oficialmente em 11 de novembro às 11h11 e continua até quarta-feira de cinzas (sim, a mesma celebrada no Brasil lá por fevereiro ou março, dependendo do ano). A Zülpicher Strasse e seus arredores, Praça Neumarkt, Heumarkt e todos os bares e pubs da cidade ficam lotados com pessoas fantasiadas dançando e bebendo nas ruas. Cerca de um milhão de pessoas celebra o carnaval nas ruas da cidade. Vale a pena ler mais detalhes sobre o Carnaval de Colônia neste post do blog KeViagem, da Damares Lombardo.

KÖLSCH – A CERVEJA DE COLÔNIA

Uma das coisas que o Paulo mais queria fazer nas nossas andanças por Colônia era achar um lugar para tomar uma Kölsch! Kölsch é uma cerveja fabricada em Colônia com uma tonalidade brilhante, amarelo-palha semelhante a um lager pálido alemão padrão. É claro que seguindo a tradição alemã, não existe copo pequena para cerveja, não é mesmo? O sabor é um pouco mais amargo do que estamos acostumados.

Tomando uma legítima Kölscher em um restaurante no Fischmarkt
Tomando uma legítima Kölscher em um restaurante no Fischmarkt

COMO SE LOCOMOVER EM COLÔNIA

A cidade de Colônia é grande e conta com uma rede de transporte público excelente com muitas estações de metrô (U-Bahn) e trem (S-Bahn). No entanto as principais atrações turísticas ficam muito próximas umas das outras e é super fácil conhecer a cidade à pé. Nós nos hospedamos em um hotel ao lado da Hauptbahnof (Estação Principal) e não precisamos pegar transporte durante nossa visita à Colônia! Caso precise de informações de transporte pública, a melhor fonte é o site oficial de transporte da cidade.

QUANTOS DIAS EM COLÔNIA

Como Colônia é uma cidade compacta para atrações turísticas, é possível ter uma boa ideia da cidade em 1 dia e conhecer bastante coisa em 2 dias. Nós chegamos em um dia pela manhã vindo de Nuremberg e pegamos um trem para noturno no dia seguinte e conseguimos conhecer várias atrações na cidade com tranquilidade, vendo a Catedral de Colônia tanto de dia quanto de noite, toda iluminada.

O QUE FAZER EM COLÔNIA

Separamos 15 atrações em Colônia e colocamos todas no mapa interativo abaixo para facilitar a localização e seu planejamento. Confira as dicas abaixo!

1. Catedral de Colônia (Kölner Dom)

A Catedral de Colônia é uma das igrejas mais incríveis do mundo e mais altas do mundo (157 metros de altura). Em estilo gótico, a igreja demorou 632 anos para ser construída e guarda relíquias dos Três Reis Magos! Encante-se com os mais de 10 mil m² de vitrais coloridos.

  • Endereço: Domkloster 4, 50667 Colônia, Alemanha
  • Horários: diariamente
    • de novembro a abril: de 6h às 19h30
    • de maio a outubro: de 6h às 21h
    • Câmara do Tesouro: acesse este link para mais informações
  • Entrada:
    • Catedral: gratuita
    • Câmara do Tesouro: 8 euros

Leia mais: Alemanha: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos

Em frente à Catedral de Colônia
A grandiosa Catedral de Colônia

2. Museu Romano-Germânico

Localizado exatamente ao lado da Catedral de Colônia, o Museu Romano-Germânico (Römisch-Germanisches Museum) é um museu arqueológico contando uma grande coleção de artefatos romanos da época do assentamento romano na cidade.

  • Endereço: Roncalliplatz 4, 50667 Colônia, Alemanha
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h (até as 22h toda primeira quinta-feira de cada mês) / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: 6 euros

3. Museu Ludwig

Pertinho da Catedral de Colônia, o Museu Ludwig abriga uma variada coleção de arte moderna. Ele inclui obras de Pop Art, arte abstrata e surrealismo, e tem uma das maiores coleções de Picasso na Europa. Ele também possui muitas obras dos artistas norte-americanos Andy Warhol e Roy Lichtenstein.

  • Endereço: Heinrich-Böll-Platz, 50667 Colônia, Alemanha
  • Horários: de terça a domingo e feriados de 10h às 18h (até as 22h toda primeira quinta-feira de cada mês) / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: 13 euros
Museu Ludwig com a Catedral de Colônia ao fundo
Museu Ludwig com a Catedral de Colônia ao fundo

4. Centro de Documentação Nazista

O NS-Dokumentationszentrum der Stadt Köln é maior memorial de toda a Alemanha para as vítimas dos nazistas. O Centro foi fundado em 1979 e, por muitos anos, as atividades do centro eram restritas a pesquisa e acadêmicos. Em 1987, foi aprovada uma resolução apelando para a abertura ao público e o centro tornou-se gradualmente a instituição global que é hoje. O local que abriga o Centro de Documentação é a antiga sede da Gestapo, a polícia secreta nazista. Surpreendentemente, o edifício sobreviveu ao bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial. Após os atentados, os porões do edifício, que tinham sido usados como celas e salas de tortura para trabalhadores forçados e inimigos políticos, foram usados para armazenar arquivos em tempo de guerra e papelada. As inscrições feitas nas paredes das celas de prisão por detentos ainda podem ser vistas. O edifício foi o local de muitas execuções, bem como mortes devido à superlotação e más condições de higiene.

  • Endereço: Appellhofplatz 23-25 (prédio EL-DE) 50667 Colônia, Alemanha
  • Horários: de terça a sexta de 10h às 18h / sábado e domingo de 11h às 18h / toda primeira quinta-feira do mês de 10h às 22h / fechado às segundas e durante o Carnaval
  • Entrada: 4,50 euros

5. 4711 – Água de Colônia

Com certeza você já ouviu falar em “Água de Colônia” não é mesmo? Pois é, existe tanta briga por trás de toda essa história que você nem imagina! Uma das histórias é que a Água de Colônia foi criada em 1792 pelo perfumista Wilhelm Mülhens. E ele batizou o perfume com o número 4711 porque, a cidade foi ocupada por franceses que mudaram o número das casas. A de Mülhens passou a ser 4711. Assim, 4711 é uma marca de água de Colônia. A marca foi expandido para outros perfumes e produtos para além do original Echt Kölnisch Wasser, que usou a mesma fórmula por mais de 200 anos. Atualmente, a famosa loja tornou-se uma atração turística.

  • Endereço: Glockengasse 4, 50667 Colônia, Alemanha
  • Horários: de segunda a sexta de 9h30 às 18h30 / sábado de 9h30 às 18h / fechada aos domingos
Famosa loja 4711 da Água de Colônia
Famosa loja 4711 da Água de Colônia

6. Museu do Perfume na Casa Farina

Esta é uma outra versão da criação da Água de Colônia. A história diz que tudo começou no início do século XVIII quando Johann Maria Farina, um italiano que viveu em Colônia, criou uma fragrância, em 1709. Ele a chamou de Eau de Cologne (“Água de Colônia”) em homenagem à cidade em que residia. Foi a Água de Colônia criada por esse italiano, que fez a cidade ficar conhecida mundialmente como a “cidade do perfume”. Segundo a versão da família Farina, no século XVIII ainda não existiam direitos autorais, portanto, muitas pessoas começaram a copiar a invenção do italiano. A antiga fábrica (que é a fábrica de perfumes mais antiga do mundo) agora abriga o Museu do Perfume, no qual o visitante pode sentir o aroma de vários perfumes diferentes.

  • Endereço: Obenmarspforten 21, 50667 Colônia, Alemanha
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 19h / domingo de 11h às 16h
  • Entrada: 5 euros (visita guiada em português) – reserve seu horário neste link

7. Praetorium (Zona Arqueológica)

Localizada ao perta Prefeitura de Colônia fica o Praetorium, que são escavações de ruínas de uma antiga prefeitura da época em que os romanos dominavam a cidade. Essas ruínas forma descobertas depois da Segunda Guerra Mundial, quando a cidade de Colônia passou por um processo de reconstrução.

  • Endereço: Kleine Budengasse 2, 50667 Colônia, Alemanha
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h / fechado às segundas
  • Entrada: 3,50 euros

8. Prefeitura de Colônia

A Rathaus (prefeitura) de Colônia fica localizada em um edifício histórico com uma história que remota há 900 anos! O complexo de edifícios de hoje consiste em várias estruturas, que foram sendo adicionadas sucessivamente em diferentes estilos arquitetônicos: incluem o salão principal do século XIV, uma torre de estilo gótico do século XV, o pátio em estilo renascentista do século XVI e átrio do século XX. É neste prédio que fica o gabinete do prefeito da cidade.

  • Endereço: Rathausplatz, 50667 Colônia, Alemanha
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 17h
Prefeitura de Colônia
Prefeitura de Colônia

9. Alter Markt

O Alter Markt é a maior praça de Colônia. Nós adoramos essa praça pelo fato de ser muito ampla e recheada de restaurantes, lojinhas e edifícios coloridos.

Edifícios coloridos na Alter Markt
Edifícios coloridos na Alter Markt

10. Gross Sankt Martin

Esta é uma igreja incrível, construída no século XII, de arquitetura imponente dedicada a São Martinho. Ela tem 50 metros de altura, mas parece ser super alta pois está localizada em uma área elevada. Esta igreja católica tem em suass bases restos de uma capela romana, construída sobre o que era então uma ilha no Rio Reno. A igreja foi mais tarde transformada em um mosteiro beneditino. A igreja foi muito danificado na Segunda Guerra Mundial, com o trabalho de restauração concluída em 1985. Nós entramos na igreja e estava acontecendo uma cerimônia religiosa com a apresentação de um coro lírico simplesmente emocionante!

  • Endereço: Am Groß St.Martin, 50667 Colônia, Alemanha
  • Horários: de terça a sexta de 9h às 19h30 / sábado e domingo de 10h às 19h30 / fechada às segundas-feiras
1239716_10200295132331901_359785366_n
O imponente edifício da Gross St. Martin se destaca em Colônia

11. Fischmarkt

Essa foi, sem dúvida nenhuma, a região que mais gostamos na cidade de Colônia. Nós almoçamos nessa pracinha charmosa que fica às margens do Rio Reno e proporciona lindas vistas! A praça é formada por casinhas coloridas e parecidas que foram construídas “coladas” umas nas outras. Aqui você vai encontrar vários restaurantes e bares, sendo uma excelente opção para provar uma legítima Kölsch, a cerveja de Colônia! Nós não resistimos e almoçamos em um restaurante ali mesmo com mesinhas na praça! Tudo de bom!

  • Endereço: Am Leystapel, 50667 Köln, Germany
Sentados à espera do nosso almoço e admirando as casinhas coloridas
Sentados à espera do nosso almoço e admirando as casinhas coloridas

12. Heumarkt

Nessa simpática praça que era o centro da “velha cidade” de Colônia. fica uma grande estátua do Rei Friedrich Wilhelm III da Prússia montado em um cavalo. Além da estátua, há várias cervejarias e lojinhas. Não estivemos lá nesta época, mas soubemos que durante o Natal, essa praça fica repleta de barraquinhas da Feira de Natal e um rinque de patinação no gelo.

13. Museu do Chocolate (Lindt)

Ai que perdição este lugar! Aberto em 1993, o Museu do Chocolate mostrartoda a história do chocolate, desde o seu início com os olmecas, maias e astecas para produtos contemporâneos e métodos de produção. É possível fazer degustação de chocolate, ver o chocolate ser produzido, pedir uma barra customizada com os ingredientes que você quiser, visitar uma mini floresta tropical. São quase 700 mil visitantes todos os anos que vão curtir as delícias deste museu mágico. Sem dúvida, a parte que mais gostamos foi a fonte 3 metros de altura de chocolate em que um funcionário mergulha wafers no chocolate líquido e os distribui para os visitantes! Aproveite para sair com uma sacolinha carregada de chocolates passando na lojinha da Lindt que fica dentro do museu.

  • Endereço: Am Schokoladenmuseum 1A, 50678 Colônia, Alemanha
  • Horários: de terça a sexta de 10h às 18h / sábado e domingo de 11h às 19h / fechado às segundas
  • Entrada: 9 euros
Fonte de chocolate Lindt no Museu do Cholocate
Fonte de chocolate Lindt no Museu do Cholocate

14. Ponte Hohenzollernbrücke

A Ponte mais famosa de Colônia não poderia ficar fora desta lista! A Hohenzollernbrücke possui 409 metros de comprimento que atravessa o Rio Reno e teve que ser reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. As rampas de acesso possuem estátuas de imperadores alemães e a ponte é lotada de cadeados coloridos de casais apaixonados! Atravesse a ponte para ter a vista de cartão postal de Colônia que é com a ponte em primeiro plano e a parte de trás da Catedral de Colônia ao fundo.

Atravessando a ponte repleta de cadeados coloridos
Atravessando a ponte repleta de cadeados coloridos

15. Observatório KölnTriangle

Aproveite que você atravessou a ponte e vá até o Köln Triangle um prédio de 103 metros de altura. O local é sede da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA). O andar superior e telhado abrigam uma plataforma de acesso público de observação com vista panorâmica 360º da cidade! Como a proteção é toda de vidro transparente, as fotos ficam muito boas lá de cima.

  • Endereço: Ottoplatz 1, 50679 Colônia, Alemanha
  • Horários: 
    • de outubro a abril:  de segunda a sexta de 12h às 20h / sábados, domingos e feriados de 10h às 20h
    • de maio a setembro: de segunda a sexta de 11h às 23h / sábados, domingos e feriados de 10h às 23h
  • Entrada: 3 euros
Vista da Catedral de Colônia a partir do observatório do Köln Triangle
Vista da Catedral de Colônia a partir do observatório do KölnTriangle

PASSEIO DE BARCO PELO RIO RENO

Um passeio bem comum para quem visita Colônia é fazer um passeio de barco pelo Rio Reno. Existem opções bem econômicas e alguns dos passeios ainda incluem refeição no barco. Veja algumas opções:

A famosa ponte de Colônia e os barcos no Rio Reno
A famosa ponte de Colônia e os barcos no Rio Reno

Leia mais sobre a Alemanha:

Deixe seu comentário