Alemanha: O que fazer em Berlim – Roteiro de 5 ou 6 dias

0
Portão de Brandemburgo, um dos cartões postais de Berlim, capital da Alemanha

Há algum tempo estamos querendo inaugurar Berlim no blog, pois é uma cidade especial para nós. E por ser especial, sempre foi difícil começar a escrever sobre ela, já que queríamos tentar transmitir o que sentimos quando colocamos nossos pezinhos lá e colocar todos os detalhes possíveis sobre o que encontrar. Berlim foi a primeira cidade da Alemanha que conhecemos e, temos que confessar, foi amor à primeira vista. E nesse post procuramos compartilhar e sugerir o que fazer em Berlim do ponto de vista de dois apaixonados pela cidade!

NOSSO CASO DE AMOR COM BERLIM

O Paulo foi o primeiro a conhecer a cidade em 2006, quando fez um mochilão pela Europa com o irmão, terminando a viagem em Berlim durante a final da Copa do Mundo da Alemanha! Dá para imaginar o quanto ele se divertiu na “Fan Fest”, a festa da final da Copa e como a cidade será sempre uma boa lembrança deste mochilão pela Europa, né? Em 2011, fomos conhecer a cidade juntos alguns dias antes da Maratona de Berlim. A cidade estava cheia de atletas do mundo inteiro muito animados e nós encontramos o querido casal de amigos brasileiros Cristina (nossa ex-professora de alemão) e Kléber (que correu a Maratona) por lá.

Alemanha: O que fazer em Berlim
Em 2006, vendo o Muro de Berlim pela primeira vez

E o por quê deste amor por Berlim? É incrível ver que uma cidade que passou por tanta coisa, que foi o foco do mundo por motivos muito ruins, possa ter superado o passado sombrio de forma tão corajosa e hoje seja uma cidade linda, que não esconde sua história, não porque se orgulha das barbaridades que ocorreram (muito pelo contrário!), mas sim porque não quer que aquilo se repita! Ponto para Berlim! Nosso amor pela Alemanha começou ali e, depois desta viagem, todas as seguintes que fizemos para a Europa incluíram pelo menos uma cidade alemã!

A CIDADE DE BERLIM

Com uma população de 3,5 milhões de pessoas, Berlim está localizada no nordeste da Alemanha, nas margens do rios Spree e Havel, é o centro da Região Metropolitana de Berlin-Brandenburg, que tem cerca de seis milhões de habitantes. Cerca de um terço da área da cidade é composta de florestas, parques, jardins, rios e lagos, o que torna a cidade um lugar muito agradável para estar ao ar livre, andar de bicicleta e praticar esportes. Os primeiros relatos sobre a cidade de Berlim sugerem que a cidade foi fundada no século XIII e estava localizada em uma importante rota comercial. Com a derrota de Hitler, após a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida em quatro partes, sendo que Berlim Oriental se tornou a capital da Alemanha Oriental que estava sob administração soviética; enquanto Berlim Ocidental foi dividida em três partes: setor francês, setor americano, setor britânico. Durante a Guerra Fria, o símbolo de segregação da cidade foi o Muro de Berlim (1961-1989), que circundava inteiramente o lado Ocidental. Em 1990, após a reunificação da Alemanha, a cidade foi novamente designada capital da Alemanha unificada.

Berlim dividida em 4 partes. Em amarelo está o Muro de Berlim
Berlim dividida em 4 partes. Em amarelo está desenhado o Muro de Berlim

Nos dias de hoje, sua economia baseia-se em empresas de alta tecnologia e setor de serviços, que engloba uma variada gama de indústrias criativas, centros de pesquisa, empresas de mídia e locais de convenções. Indústrias significativas também incluem TI, produtos farmacêuticos, engenharia biomédica, tecnologia limpa, biotecnologia, construção e eletrônica. A cidade tem um sistema de transporte incrível, super estruturado e muito diversificado. Berlim moderna é o lar de universidades de renome mundial, orquestras, museus, locais de entretenimento e recebe muitos eventos esportivos. A cidade é bem conhecida por sua arquitetura diversificada, vida noturna, artes contemporâneas e uma alta qualidade de vida.

Em vários trechos da cidade é possível encontrar marcações no chão por onde passava o Muro
Em vários trechos da cidade é possível encontrar marcações no chão por onde passava o Muro que dividia Berlim
Detalhe da placa informando que o Muro de Berlim passava no local
Detalhe da placa informando que o Muro de Berlim passava no local

O QUE FAZER EM BERLIM

Depois de falarmos do nosso amor pela cidade e contar, de forma muito resumida, um pouquinho sobre a história de Berlim, está na hora de conhecermos as variadas atrações da cidade. Para facilitar a localização, criamos o mapa interativo abaixo separando as atrações por regiões da cidade:

TIERGARTEN & ARREDORES

1. REISCHTAG

Reischtag é o nome do edifício oficial do Parlamento Alemão (Bundestag, em alemão), inaugurado em 1894. Em 1933, ele foi incendiado e ficou severamente danificado. Após a Segunda Guerra, o edifício caiu em desuso e nenhuma tentativa de restauração completa foi feita até a reunificação alemã em 3 de Outubro de 1990. Após a conclusão da reforma, em 1999, ele voltou a ser o ponto de encontro do Parlamento Alemão. Existem visitas ao duomo de vidro e tours abertos ao público que precisam ser agendados com bastante antecedência. Os tours estão disponíveis em vários idiomas, inclusive português.

  • Endereço: Platz der Republik 1, 11011 Berlim, Alemanha
  • Horários: diariamente de 8h à meia-noite / tours a cada 15 minutos (última entrada às 22h). Há datas que a cúpula de vidro está fechada para manutenção e limpeza (confira neste link).
  • Entrada: gratuita
  • Agende sua visita: acesse este link para agendar a sua visita
berlin-24937_1280
Edifício do Reichstag, sede do Parlamento Alemão
architecture-654153_1280
Parte interna da cúpula do Reischtag

2. PORTÃO DE BRANDEMBURGO 

O famoso Brandenburger Tor é é um arco triunfal neoclássico do século XVIII que é um dos marcos históricos mais conhecidos da Alemanha. Ele foi construído, entre os anos de 1788 e 1791, sobre o local de uma antiga porta da cidade que marcou o início da estrada de Berlim para a cidade de Brandenburg an der Havel. O portão é a entrada monumental para a famosa avenida Unter den Linden e fica pertinho da Pariser Platz. Após a Segunda Guerra Mundial e a divisão de Berlim, o portão foi isolado e ficou inacessível. Ao longo de sua existência, o Portão de Brandemburgo foi muitas vezes um local para grandes eventos históricos e é hoje considerado um símbolo da tumultuada história da Alemanha.

A alegria de conhecer um dos marcos da história alemã
A alegria de conhecer um dos marcos da história alemã

3. MEMORIAL DO HOLOCAUSTO

Inaugurado em 2005, o Denkmal für die ermordeten Juden Europas é o nome oficial do “Memorial para os Judeus que foram mortos na Europa” que tem como objetivo prestar uma homenagem  às vítimas judaicas do Holocausto. O local é coberto com 2.711 estruturas de concreto em um terreno inclinado. Ao lado do Memorial há um Centro de Informações subterrâneo que contém os nomes de cerca de 3 milhões vítimas judias do Holocausto.

  • Endereço: Cora-Berliner-Straße 1, 10117 Berlim, Alemanha
  • Horários:
    • Memorial: aberto diariamente 24 horas por dia
    • Centro de Informações:
      • de abril a setembro: de terça a domingo de 10h às 20h
      • de outubro a março: de terça a domingo de 10h às 19h
  • Entrada: gratuita
memorial-937396_1280
Memorial do Holocausto

4. MEMORIAL DO MURO DE BERLIM

Esse foi um dos locais mais impressionantes que visitamos em Berlim! O Berliner Mauer Gedenkstaette, é simplesmente imperdível! O Memorial do Muro de Berlim tem como objetivo lembrar da divisão de Berlim pelo muro e as mortes que ocorreram lá. O monumento, aberto em 1998, inclui uma capela da Reconciliação, o Centro de Documentação do Muro de Berlim, um trecho de 60 metros do muro original e um Centro de Visitantes. É possível assistir a videos antigos da época em que o muro foi construído e entender os desafios da população alemã. Repare na foto abaixo que existiam dois muros e uma área entre eles que era vigiada por soldados armados.

  • Endereço: Bernauer Str. 111, 13355 Berlin, Alemanha
  • Horários:
    • Exposição no Memorial: diariamente de 8h às 22h
    • Centro de Visitantes/Documentação: de terça a domingo de 10h às 18h
  • Entrada: gratuita
O trecho original do muro visto do Centro de Documentação
O trecho original do muro visto do Centro de Documentação
Do lado do muro mais baixo, do lado Oriental, e uma guarita que era usada para vigiar os que tentavam atravessar
Do lado do muro mais baixo, do lado Oriental, e uma guarita que era usada para vigiar os que tentavam atravessar

5. POTSDAMER PLATZ

A Potsdamer Platz é uma das praças mais importantes de Berlim que fica perto do Reichstag e do Portão de Brandemburgo. O nome da praça é uma homenagem à cidade de Postdam que fica a 25 km de Berlim, e marca o ponto onde a velha estrada para Potsdam passava. Uma das coisas mais interessantes para ver na praça são partes do muro de Berlim. Quando estivemos lá, havia um funcionário do governo alemão carimbando os passaportes dos visitantes, indicando que você tinha passado para Berlim Ocidental!

Postdamer Platz
Postdamer Platz

6. SONY CENTER 

Na Potsdamer Platz fica o Sony Center, onde está localizada a sede da Sony na Europa. O local é super agradável, com uma fonte no centro, vários restaurantes, lojas, centro de conferências, hotéis, cinemas e um teto todo estiloso em estilo futurista!

Teto futurista do Sony Center
Teto futurista do Sony Center

7. TIERGARTEN

O Tiergarten é o maior parque urbano da cidade (210 hectares) e um dos maiores da Alemanha. O parque conta muitas plantas, áreas verdes, lagos, estátuas. É um oásis verde no meio da cidade e também é um lugar muito procurado pelos moradores para prática de esportes. Uma das avenidas de acesso mais famosas é a Straße des 17. Juni, um dos principais locais da Maratona de Berlim.

Tiergarten no inverno, com a Si ao fundo
Tiergarten no inverno, com a Siegessäule ao fundo

8. SIEGESSÄULE

A Siegessäule, também conhecida como Obelisco da Vitória, é um monumento inaugurado em 1873  para celebrar as vitórias militares da Prússia sobre a Áustria, Dinamarca e França entre os anos de 1864 e 1871. Sua localização fez com que se tornasse uma espécie de rotatória. É possível acessá-la por baixo da rua, descendo as escadas até túneis que levam até o local. De lá, é possível subir até quase o topo do obelisco e ter vistas incríveis do Tiergarten!

berlin-644663_1280
Siegessäule

REGIÃO DA UNTER DEN LINDEN

9. GENDARMENMARKT

A Gendarmenmarkt é uma praça que  reúne um conjunto arquitetônico que inclui a Konzerthaus (Sala de Concertos) e as igrejas Französischer Dom (Neue Kirche) e a Deutscher DomDurante a Segunda Guerra Mundial, a maioria dos edifícios foi seriamente danificada ou destruída. Hoje em dia todos eles estão restaurados.

Gendarmenmarkt
Gendarmenmarkt

10. NEUE KIRCHE (DEUTSCHER DOM)

Vamos dar destaque à Deutscher Dom, também conhecida como Neue Kirche (Nova Igreja), pois ela não é uma igreja qualquer. Nós adoramos conhecê-la porque dentro dela há uma espécie de museu com muitos objetos, videos e exposições que contam a história do Parlamento Alemão. Uma aula de história super interessante para quem quiser saber mais detalhes sobre o país.

  • Endereço: Gendarmenmarkt 1-2, 10117 Berlim, Alemanha
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 18h (19h entre os meses de maio e setembro)
Belíssima arquitetura da Deutscher Dom
Belíssima arquitetura da Deutscher Dom

11. NEUE WACHE

O Neue Wache (Nova Casa da Guarda) abriga o “Memorial Central da República Federal da Alemanha para as Vítimas da Guerra e da Ditadura”. Originalmente construído como à cabana para as tropas do príncipe herdeiro da Prússia, o prédio tem sido usado como um memorial de guerra desde 1931.

  • Endereço: Unter den Linden 4, 10117 Berlin, Alemanha
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: gratuita
Exposição no Neue Wache
Exposição no Neue Wache

12. MUSEU HISTÓRICO ALEMÃO

O Deutsches Historisches Museum é mais uma das nossas atrações favoritas em Berlim que recomendamos a todos que vão à cidade, pois é indispensável para quem gosta de história. Este museu incrível conta toda a história da Alemanha, desde os primeiros povos germânicos, passando pela unificação do Estado Alemão, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e dias atuais. Um banho fantástico de história alemã! Há muitos artefatos da época, inclusive uniformes originais utilizados pelo exército nazista. Imperdível!

  • Endereço: Unter den Linden 2, 10117 Berlin, Alemanha
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: 8 euros / gratuito para menores de 18 anos
thumb_IMG_1298_1024
Armadura Medieval
thumb_IMG_1318_1024
Uniformes nazistas

ILHA DOS MUSEUS

13. BODE MUSEUM

Inaugurado em 1956, o nome do museu é uma homenagem ao seu primeiro curador Wilhelm von Bode. Entre as obras em exposição no museu estão uma coleção de esculturas do Império Bizantino, Idade Média e início do Renascimento. Há também obras de arte bizantina, moedas e medalhas.

  • Endereço: Am Kupfergruben, 10117 Berlin, Alemanha
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 18h
  • Entrada: 12 euros

14. PERGAMONMUSEUM

O incrível Museu de Pérgamo foi inspirado no “Altar de Pérgamo” uma estrutura dedicada a Zeus, originalmente construída no século II a.C. na cidade grega de Pérgamo (atual Bergama, na Turquia). O museu tem exposições magníficas divididas em três partes: Coleção de Antiguidade Clássica; Museu do Oriente Médio; e Museu de Arte Islâmica.

  • Endereço: Bodestraße 1-3, 10178 Berlin, Alemanha
  • Horários: diariamente de 10h às 18h (quinta até 20h)
  • Entrada: 12 euros
Pergamonmuseum. Foto: site oficial do museu
Pergamonmuseum. Foto: site oficial do museu

15. ALTE NATIONALGALERIE

Fundada em 1861, a “Velha Galeria Nacional” possui uma rica coleção de pinturas e esculturas européias do século XIX.

  • Endereço: Bodestraße 1-3, 10178 Berlim, Alemanha
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 18h
  • Entrada: 10 euros

16. NEUES MUSEUM

O “Museu Novo”, construído entre 1843 e 1855, a exposição inclui as coleções de história egípcia e Pré-História. Os artefatos em exposição no museu incluem o busto da icônica rainha egípcia Nefertiti.

  • Endereço: Bodestraße 1-3, 10178 Berlim, Alemanha
  • Horários: diariamente de 10h às 18h (quinta até 20h)
  • Entrada: 12 euros
Busto de Nefertiti
Busto de Nefertiti

17. ALTES MUSEUM

O edifício do museu foi construído entre 1823 e 1830 em estilo neoclássico para abrigar a coleção de arte da família real da Prússia. Atualmente, o Altes Museum exibe obras da Grécia, Magna Grécia e Roma desde o período arcaico até a era helenística.

  • Endereço: Am Lustgarten, 10178 Berlim, Alemanha
  • Horários: diariamente de 10h às 18h (quinta até 20h)
  • Entrada: 10 euros
Fachada do Altes Museum
Fachada do Altes Museum

18. BERLINER DOM

Construída entre 1895 e 1905, Catedral de Berlim é uma catedral protestante que também fica localizada na Ilha dos Museus.

  • Endereço: Am Lustgarten, 10178 Berlim, Alemanha
  • Horários: de segunda a sábado de 9h às 20h / domingos e feriados de 12h às 20h / entre os meses de outubro a março, a igreja fecha às 19h
  • Entrada: 7 euros / audio guide: 3 euros
Berliner Dom
Berliner Dom

ALEXANDERPLATZ & ARREDORES

19. DDR MUSEUM

A  exposição do DDR Museum mostra a vida cotidiana na Alemanha Oriental (conhecida em alemão como o Deutsche Demokratische Republik ou DDR) de forma interativa. Por exemplo, um dispositivo de escuta secreta (“bug”) dá aos visitantes a sensação de estar “sob vigilância”. O museu tinha um restaurante ótimo de culinária típica alemã, mas ele foi fechado em 2015 para ampliar a área de exposição.

  • Endereço: Karl-Liebknecht-Str. 1, 10178 Berlim, Alemanha
  • Horários: diariamente de 10h às 20h (sábado até 22h)
  • Entrada: 7 euros (online tickets: a partir de 4 euros)

20. ROTES RATHAUS

Este edifício com uma fachada de tijolos avermelhados e 74 metros de altura, construído entre os anos de 1861 e 1869, abriga a sede do governo de Berlim. Em frente à “Prefeitura Vermelha” fica a Neptunbrunnen, uma linda fonte de Netuno.

  • Endereço: Rathausstraße, 10178 Berlim, Alemanha
  • Horários: de segunda a sexta de 9h às 18h
  • Entrada: gratuita
Rotes Rathaus
Rotes Rathaus

21. EPHRAIM-PALAIS

Reconstruído durante a década de 1980, o Ephraim-Palais é um edifício considerado como uma das mais belas casas históricas da cidade e a esquina mais bonita de Berlim. Atualmente, abriga uma seção do Stadtmuseum Berlin (Museu da Cidade de Berlim) com artigos de artistas da cidade.

  • Endereço: Poststraße 16, 10178 Berlim, Alemanha
  • Horários: terça e de quinta a domingo de 10h às 18h / quarta de 12h às 20h / fechado às segundas
  • Entrada: 6 euros / gratuita para menores de 18 anos
A esquina mais bonita da cidade. Foto: stadtmuseum.de
A esquina mais bonita da cidade. Foto: stadtmuseum.de

22. MARIENKIRCHE

A Igreja de Santa Maria, conhecida em alemão como a Marienkirche está localizada bem perto da Alexanderplatz. Presume-se que a igreja foi construída no início do século XIII. A igreja era originalmente uma Igreja Católica, mas desde a Reforma Protestante, tem sido uma Igreja Luterana Protestante.

  • Endereço: Karl-Liebknecht-Str. 8, 10178 Berlin, Alemanha
  • Horários: diariamente de 10h às 18h

23. BERLINER FERNSEHTURM (TORRE DE TV)

Construída entre 1965 e 1969, a Fernsehturm é uma torre de TV que foi concebida como um símbolo de Berlim, que permanece até hoje, uma vez que é facilmente visível em toda a central e alguns bairros periféricos de Berlim. Com a sua altura de 368 metros, é a estrutura mais alta na Alemanha, ea segunda estrutura mais alta da União Européia. É possível subir na torre para ter uma belíssima visão panorâmica da cidade. No topo também fica um bar e restaurante giratório.

  • Endereço: Panoramastraße 1A, 10178 Berlin, Alemanha
  • Horários: diariamente de 10h à meia-noit
  • Entrada: a partir de 13 euros
Torre de TV
Torre de TV

24. ALEXANDERPLATZ

Alexanderplatz é uma das mais importantes praças da cidade, localizada pertinho da Torre de TV. Ela possui esse nome em homenagem ao czar russo Alexander que visitou a região em 1805. Uma das marcas registradas da praça é o Weltzeituhr,  um relógio mundial com informações de várias cidades do planeta.

Relógio Mundial na Alexanderplatz
Relógio Mundial na Alexanderplatz

25. EAST SIDE GALLERY

A “Galeria do Lado Oriental” consiste em um trecho de 1.3 km do Muro de Berlim que representa um memorial internacional da liberdade. A galeria é composta de 105 pinturas de artistas de todo o mundo, feitas em 1990 do lado leste do muro.

  • Endereço: Mühlenstraße, 10243 Berlim, Alemanha
Muro grafitado do lado oriental
Muro grafitado do lado oriental

CHARLOTTENBURG & ARREDORES

26. JARDIM ZOOLÓGICO DE BERLIM

Inaugurado em 1844, o Jardim Zoológico de Berlim possui mais de 20,5 mil animais de 1500 espécies diferentes e recebe mais de 3 milhões de visitantes todos os anos. O zoológico reúne a maior coleção de espécies animais que qualquer outro zoológico do mundo. O local ficou muito famoso pelo ursinho polar Knut, que nasceu em 2006, foi rejeitado pela mãe e acabou sendo “adotado” pelos funcionários do zoológico. Infelizmente, Knut acabou falecendo em 2011.

  • Endereço: Hardenbergplatz 8, 10787 Berlim, Alemanha
  • Horários: diariamente às 9h (fechamento varia conforme datas deste link)
  • Entrada: adultos 14,50 euros / crianças 7,50 / há tickets combinados com o Aquário de Berlim
Mamãe do Knut
Urso polar no Zoológico de Berlim

27. KAISER-WILHELM-GEDÄCHTNISKIRCHE

Localizada na região de Kurfürstendamm, a igreja original foi construída na década de 1890. Ela foi gravemente danificada em um bombardeio em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial.  O edifício atual, que consiste em uma igreja com um salão em anexo e uma torre de sino separada com uma capela anexa, foi construído entre 1959 e 1963. A parte danificada da antiga igreja foi mantida e em seu piso térreo foi feito um salão memorial.

  • Endereço: Breitscheidplatz, 10789 Berlim, Alemanha
  • Horários: diariamente de 9h às 19h
berlin-871014_640 (1)
A destruída Gedächtniskirche

28. EUROPA CENTER

O Europa Center é um complexo que reúne, aproximadamente, 100 lojas e restaurantes.

  • Endereço: Tauentzienstraße 9-12, 10789 Berlin, Alemanha
  • Horários: aberto 24 horas por dia, mas o horário de cada estabelecimento varia, em geral, das 10h às 20h (confira os horários aqui)

29. PALÁCIO CHARLOTTENBURG

Construído no início do século XVIII, o palácio tem esse nome em homenagem à rainha Sophia Charlotte, da Prússia.  O palácio inclui uma decoração interna exótica em estilos barroco e rococó. Um grande jardim rodeado por um bosque foi adicionado atrás do palácio, incluindo um mirante, um mausoléu, um teatro e um pavilhão. Durante a Segunda Guerra Mundial, o palácio foi seriamente danificado, e foi, posteriormente, reconstruído.

  • Endereço: Spandauer Damm 20-24, 14059 Berlin, Alemanha
  • Horários:
    • de abril a outubro: de terça a domingo de 10h às 18h
    • de novembro a março: de terça a domingo de 10h às 17h
  • Entrada: 10 euros
Palácio Charlottenburg
Palácio Charlottenburg

33. ESTÁDIO OLÍMPICO DE BERLIM

O Olympiastadion Berlin foi originalmente construído para receber os polêmicos Jogos Olímpicos de 1936, uma vez que a Alemanha estava sob domínio nazista. Foi neste estádio que o afro-americano Jesse Owen ganhou quatro medalhas de ouro no atletismo, desagradando Hitler que queria mostrar a superioridade ariana durante os jogos. O estádio foi reformado em 2004 e, atualmente, disponibiliza tours abertos ao público.

  • Endereço: Olympischer Platz 3, 14053 Berlin, Alemanha
  • Horários:
    • Self tours:
      • de novembro a março: de 10h às 16h
      • de abril a outubro: de 9h às 19h
      • agosto: de 9h às 20h
    • Tours guiados:
      • de novembro a março: 11h
      • de abril a outubro: 11h, 13h e 15h
      • agosto: 11h, 13h, 15h e 17h
  • Entrada:
    • self-tours: adultos 7 euros / crianças 4 euros
    • tours guiados: adultos 11 euros / crianças 8 euros
Estádio Olímpico de Berlim
Estádio Olímpico de Berlim

KREUZEBERG

30. MUSEU JUDAICO DE BERLIM

O Museu Judaico de Berlim (Jüdisches Museum Berlin) é um dos maiores museus judaicos da Europa. Em três edifícios, dois dos quais são novas adições construídos especificamente para o museu, dois milênios de história judaico-alemã estão em exibição na exposição permanente, bem como em várias exposições provisórias. A história judaico-alemã está documentada nas coleções, na biblioteca e nos arquivos. O museu foi inaugurado em 2001 e é um dos mais frequentados de Berlim, com mais de 750 mil visitantes anualmente.

  • Endereço: Lindenstraße 9-14, 10969 Berlim, Alemanha
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 20h / segunda de 10h às 22h
  • Entrada: adultos 8 euros / crianças 6 euros

31. CHECKPOINT CHARLIE

Checkpoint Charlie (ou “Checkpoint C”) foi o nome dado pelos aliados ocidentais para o ponto de passagem do Muro de Berlim que separava Berlim Oriental e Berlim Ocidental, durante a Guerra Fria.  Ele foi projetado como um simples posto militar para passagem de estrangeiros e membros das Forças Aliadas na Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental. Existiam outros postos militares ao redor do muro, sendo os mais conhecidos: o Checkpoint Alpha, em Helmstedt, e o Checkpoint Bravo em Dreilinden, cada nome indicando uma letra do alfabeto (Alpha a letra ABravo a letra B e Charlie a letra C). Após a dissolução do Bloco de Leste ea reunificação da Alemanha, o edifício do Checkpoint Charlie tornou-se uma atração turística. A cabine original foi removida em 1990 e se encontra no Museu dos Aliados (Clayallee 135, 14195 Berlim, Alemanha). Pertinho do Checkpoint Charlie está o Museu do Checkpoint Charlie (Mauermuseum – Museum Haus am Checkpoint Charlie), que tem como foco exibir documentos e fotografias que retratam as tentativas de fuga através do Muro.

  • Endereço: Friedrichstraße 43-45, 10117 Berlim, Alemanha
  • Horários: diariamente de 9h às 22h (Museu Checkpoint Charlie)
  • Entrada:
    • Checkpoint Charlie: gratuita
    • Museu Checkpoint Charlie: adultos 12.50 euros / crianças 6.50 euros
Checkpoint Charlie
Checkpoint Charlie

32. TOPOGRAFIA DO TERROR

A Topografia do Terror é um museu que está abrigado nos edifícios que durante o regime nazista (1933 a 1945) foram a sede da Gestapo e da SS, os principais instrumentos de repressão comandados por Hitler. O local foi bastante destruído após um bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial. As primeiras exposições ocorreram em 1987, como parte do 750º aniversário de Berlim. O porão da sede da Gestapo, onde muitos prisioneiros políticos foram torturados e executados, foi encontrado e escavado. O local foi então transformado em um memorial e museu, ao ar livre, mas protegido dos elementos por um dossel, detalhando a história de repressão sob o domínio nazista. Um Centro de Documentação foi oficialmente inaugurado em 2010, no 65º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

  • Endereço: Niederkirchnerstraße 8, 10963 Berlim, Alemanha
  • Horários: diariamente de 10h às 20h
  • Entrada: gratuita

ORANIENBURGER STRAßE & ARREDORES

33. NOVA SINAGOGA DE BERLIM

O Neue Synagoge (“Nova Sinagoga”) foi construído entre os anos de 1859 e 1866 como a principal sinagoga da comunidade judaica de Berlim, na Oranienburger Straße. Ela foi seriamente danificado, antes e durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, foi demolida. O edifício atual é uma reconstrução da fachada com a sua entrada, cúpula e torres, e apenas alguns cômodos.

  • Endereço: Oranienburger Str. 28-30, 10117 Berlim, Alemanha

34. MUSEUM FÜR NATURKUNDE

Este é um Museu de História Natural que abriga mais de 30 milhões de espécimes zoológicas, paleontológicos e mineralógicas. É famoso por duas exposições espectaculares: o maior dinossauro montado no mundo, um imenso Braquiossauro, de mais de 13 metros de altura, e um exemplar preservado do mais antigo pássaro conhecido, o Archaeopteryx.

  • Endereço:  Invalidenstraße 43, 10115 Berlim, Alemanha
  • Horários: de terça a sexta de 9h30 às 18h / sábado e domingo de 10h às 18h
  • Entrada: 8 euros adultos / 5 euros crianças
O imenso esqueleto de Braquiossauro. Foto: site oficial do museu
O imenso esqueleto de Braquiossauro. Foto: site oficial do museu

REGIÃO MAIS DISTANTE

35. CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE SACHSENHAUSEN

O Campo de Concentração de Sachsenhausen é o mais próximo de Berlim (35 km ao norte) e esteve ativo entre os anos de 1936 e 1945. Estima-se que em torno de 200 mil pessoas passaram peor lá, sendo que em torno de 100 mil delas faleceram lá dentro. De 1945 a 1950, no local, que estava sob domínio soviético, eram mantidos cerca de 60 mil prisioneiros políticos e condenados pelo Tribunal Militar Soviético. Cerca de 12 mil deles morreram no local. Há tours em português que buscam você no hotel em que estiver hospedado em Berlim e levam até o local.

  • Endereço: Str. der Nationen 22, 16515 Oranienburg, Germany
  • Horários: diariamente
    • de meados de março a meados de outubro: de 8h30 às 18h
    • de meados de outubro a meados de março: de 8h30 às 16h30
  • Entrada: gratuita
  • Leia mais: Olha só que interessante o relato da visita ao Sachsenhausen feito pela Fernanda do Blog “Tá Indo para Onde”.
Arbeit Macht Frei (O trabalho liberta, em alemão), no portão do Campo de Concentração
Arbeit Macht Frei (O trabalho liberta, em alemão), no portão do Campo de Concentração

TRANSPORTE EM BERLIM

A rede de transporte em Berlim é excelente e é possível se deslocar para as principais atrações usando o U-Banh (trem) e S-Banh (metrô). Veja todas as informações sobre o transporte na cidade no site do BVG (Berliner Verkehrsbetriebe), que é o Serviço de Transportes de Berlim.

Mapa das linhas de transporte de Berlim. Figura: site BVG
Mapa das linhas de transporte de Berlim. Figura: site BVG

DICA DE ECONOMIA: BERLIN WELCOME CARD

Uma dica para quem quer visitar a cidade e economizar nos passeios é adquirir o Berlin Welcome Card. Ele está disponível para 2, 3, 4, 5 e 6 dias; dá desconto em mais de 200 atrações na cidade; inclui transporte ilimitado e disponibiliza mapas. Para mais informações, consulte o site oficial.

TOURS EM BERLIM

Existem muitos tours e excursões disponíveis em Berlim, confira alguns exemplos:


Leia mais sobre a Alemanha:

Deixe seu comentário