Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden

6
Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
Foto: site oficial da "Fábrica de Transparente"

Adoramos seguir roteiros de viagem tradicionais com tudo aquilo que temos direito. Mas, sempre gostamos de incluir algo diferente durante a viagem. Por mais que nós tenhamos um amor imenso por museus, palácios e atrações turísticas convencionais, sempre é legal conhecer algo que a maior parte dos guias de viagem não menciona, não é mesmo? Se você é desse grupo, vai adorar a dica para conhecer a “Fábrica Transparente” da Volkswagen em Dresden, na Alemanha! Vem com gente!

A FÁBRICA TRANSPARENTE DA VOLKSWAGEN

A “Fábrica Transparente” é o nome da planta de produção da Volkswagen na cidade de Dresden na Alemanha, conhecida como “Die Gläserner Manufaktur”, em alemão, que pode ser traduzido literalmente como “Manufatura de Vidro”. O nome se deve ao fato de a maior parte da fábrica ter paredes de vidro transparente, podendo-se ver praticamente tudo. A linha de produção tem 1,5 km e meio de extensão e o principal objetivo era a montagem de sedan de luxo da Volkswagen, o Phaeton.

Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
Placa na entrada principal
Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
Hora de conhecer a produção

A arquitetura do local realmente surpreende! O prédio não é muito alto, mas é todo construído em vidro. A parte mais interessante fica por conta de uma torre de vidro em que há muitos andares de carros já finalizados.

Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
Vista do torre de Vidro. Foto: site oficial da “Fábrica de Transparente”
Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
Detalhe dos carros dentro da torre de vidro

IMPORTANTE

Nós estivemos fazendo um tour na fábrica no outono de 2013 e a produção estava funcionando normalmente. No entanto, vimos no site oficial que a produção do Phaeton está sendo encerrada na primavera de 2016 (no hemisfério norte) depois de quatorze anos. A “Fábrica Transparente” será reformada e um novo conceito será desenvolvido para usar a fábrica durante o período de transição, que atende a opções de flexibilidade para novos modelos de veículos. Mesmo com essas mudanças, a “Fábrica Transparente” permanece aberta para os visitantes e os tours continuam sendo realizados normalmente.

RESERVE AGORA seu hotel e economize mais de 35%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

CONHECENDO A FÁBRICA TRANSPARENTE

Se você fala alemão, os tours à “Fábrica Transparente” estão disponíveis de hora em hora diariamente. Para quem fala inglês, veja os horários disponíveis e preços no final deste post. Não existem tours em português, mas mesmo que você não fale inglês (e vai acabar perdendo as explicações do guia), vale a pena porque o processo de produção é muito diferente. Chegue na recepção antes do horário para pegar os tickets de entrada. É proibido entrar com bolsas e câmeras e, por isso, você precisará deixar seus pertences em um dos armários disponibilizados atrás da recepção.

Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
Recepção da “Fábrica de Vidro”
Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
Tickets em mãos para começar o tour
Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
Maquete em vidro da fábrica

A fábrica toda é muito limpa e os carros são montados no local através de um processo manual extremamente cuidadoso. O guia vai nos levando a cada etapa da montagem do carro explicando em detalhes o que vai sendo feito e como uma carcaça de metal e várias peças vão se transformando em um carro. O modelo Phaethon, que até então era fabricado no local, era um veículo de luxo, com bancos de couro e ricos detalhes no painel e nas portas em madeira. Uma curiosidade é que produção era destinada quase que exclusivamente para o mercado chinês, sendo que os clientes tinham a flexibilidade de customizar praticamente todos os detalhes do carro.

Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
Dentro da fábrica. Foto: site oficial da “Fábrica de Transparente”
Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
Processo de montagem do carro feito manualmente. Foto: site oficial da “Fábrica de Transparente”

VOLKSWAGEN LOUNGE

Assim que o guia finaliza o passeio pela fábrica, você é direcionado para uma área chamada Volkswagen Longe em que é possível ver os modelos mais recentes da Volkswagen, entrar no carro, tirar fotos e fazer perguntas aos funcionários sobre os modelos ali presentes.

Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
Paulo testando um dos modelos da Volkswagen

RESTAURANTE E BISTRO LESAGE

Dentro da fábrica também fica um restaurante e um bistrô. Para mais informações, acesse este link.

Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
Restaurante dentro da fábrica. Foto: site oficial da “Fábrica de Transparente”

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Die Gläserner Manufaktur

  • Endereço: Lennéstraße 1, 01069 Dresden, Alemanha
  • Horários:
    • Área de visitantes: de segunda a sexta de 8h30 às 18h / sábado e domingo de 9h às 18h
    • Loja: de segunda a sexta de 10h às 19h / sábado de 10h às 18h / domingo de 11h às 18h
    • Bistro Lesage: de segunda a sexta de 9h às 22h / sábado e domingo de 9h às 18h
    • Restaurante Lesage: de segunda a sexta de 12h às 15h / terça a sábado de 18h às 22h / domingo (brunch) de 11h às 15h
  • Tours:
    • Quando:
      • em alemão: diariamente de hora em hora
      • em inglês: de segunda a sexta às 10h, 12h e 15h / sábado às 12h, 15h e 17h / domingo às 15h
    • Duração: 75 minutos
    • Preço: 7 euros / 3,50 euros meia entrada / 15 euros família (até 2 adultos e 5 crianças) – compre online aqui
    • Quantas pessoas: grupos de até 15 pessoas

Guarde esta dica no Pinterest!

Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden - Viajonários


Leia mais sobre a Alemanha:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!

=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui