Alemanha: Castelo de Neuschwanstein

2
O incrível Castelo de Neuschwanstein, o castelo da Cinderela

Nossa história de amor com a Alemanha é antiga e não escondemos que é o nosso país favorito no mundo. Conhecer o Castelo de Neuschwanstein era um sonho antigo, desde a primeira vez que fomos para a Europa, e acabamos realizando em 2012, durante uma viagem que fizemos para Munique. No ano seguinte, fizemos a Rota Romântica de carro e conhecemos outras belíssimas cidades alemãs. Neste post, dividimos um pouquinho do que vimos por lá e damos dicas para conhecer este belíssimo castelo.

O CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN

O Castelo de Neuschwanstein é um palácio de arquitetura imponente do século XIX que fica em uma montanha acima do vilarejo de Hohenschwangau e perto de Füssen (última cidade da Rota Romântica), no sudoeste da Baviera, e a 130 km de Munique. O palácio, cuja construção teve início em 1869, foi encomendado pelo, no mínimo, excêntrico Rei Ludwig II da Baviera. Uma curiosidade é que o nome do castelo (Neu = novo; Schwan = cisne; Stein = pedra) “Novo Cisne de Pedra” é uma referência à ópera “Lohengrin” (1850), escrita pelo compositor alemão Richard Wagner, que era adorado pelo rei, e conta a história de um cavaleiro cisne.

Vista aérea do Castelo de Neuschwanstein
Vista aérea do Castelo de Neuschwanstein

O Rei Ludwig II morreu em 1886, sem que as obras do Castelo tivessem sido concluídas – a construção do castelo somente terminou no ano de 1892. Este castelo de “contos de fada”, que serviu de inspiração para a Disney construir o Castelo da Cinderela, era super moderno e inovador para a época. Atualmente, o local recebe mais de 1.4 milhão de visitantes anualmente.

Detalhes do interior do Castelo. Foto: site oficial do castelo
Detalhes do interior do Castelo. Foto: site oficial do castelo

No vilarejo de Hohenschwangau também fica o incrível Castelo Hohenschwangau, construído pelo pai de Ludwig II, o Rei Maximiliano II, todo amarelo e que destaca no alto de uma colina pertinho de hotéis e restaurantes.

Castelo Hohenschwangau
Castelo Hohenschwangau

Por falar no Rei Ludwig II, um dia antes de sua morte, (que ainda esconde diversos mistérios) ele foi deposto e preso. Ele contraiu muitas dívidas para construir suntuosos castelos, o que desagradava o ministério da Baviera. Por isso, acabaram sugerindo que o rei tinha problemas mentais e o tiraram do poder. Além do castelo de Neuschwanstein, o Rei Ludwig mandou construir mais dois palácios: O decoradíssimo e charmoso Castelo Linderhof (100 km de Munique), na cidade de Ettal (nós já o visitamos e vamos falar sobre ele em um post específico) em que o rei morou por vários anos, e belíssimo Castelo Herrenchiemsee, que fica localizado na Ilha de Herreninsel, no lago Chiemsee (90 km de Munique).

O belíssimo Castelo de Lindhof, um dos outros castelos do Rei Ludwig II
O belíssimo Castelo de Lindhof, um dos outros castelos do Rei Ludwig II, que fica em uma localização mais distante

COMO CHEGAR AO CASTELO

A cidade importante mais próxima é Munique e muita gente aproveita para conhecer o castelo quando visita a cidade. É possível chegar de 3 formas diferentes:

  • Carro: Se você pretende alugar carro, com a indicação do GPS de sua preferência, basta pegar a estrada até a cidade de Hohenschwangau e parar em um dos estacionamentos. Não há estacionamentos no castelo e o trânsito de veículos pela pequena estrada que leva do vilarejo até o castelo é proibido. Somente charretes ou ônibus podem circular por lá.
  • Trem: A viagem de trem (Bahn, em alemão) de Munique até Füssen dura 2 horas e você pode comprar o ticket de trem através desse link. Chegando na estação, você precisará pegar um ônibus que levará até o vilarejo de Hohenschwangau. As opções são:
    • RVA/OVG 73: sentido Steingaden / Garmisch-Partenkirchen
    • RVA/OVG 78: sentido Schwangau
  • Excursões: Para quem está sem carro, não quer ter a preocupação de pegar um trem e comprar os tickets, há excursões de ônibus que saem do centro de Munique e levam até o Castelo Neuschwanstein e já incluem o ingresso para a visita. No caminho, é possível conhecer outras atrações interessantes como o Castelo Lindhof e a charmosa cidade de Oberammergau.

INGRESSOS

Antes de mais nada, é preciso comprar o ingresso para o castelo na bilheteria do vilarejo de Hohenschwangau antes de subir o morro até ele. A bilheteria só vende ingressos para o próprio dia, mas como na alta temporada a procura por ingressos é grande, é possível comprá-los pela internet com antecedência de até 2 dias. Tanto na bilheteria quanto online, é possível comprar ingressos combinado que incluem o Castelo de Neuschwanstein, o Castelo Hohenschwangau (vale super a pena aproveitar sua passagem pela região para visitar ambos) e o Museu dos Reis da Bavária. O ticket tem horário marcado para entrar, pois o tour é feito em pequenos grupos acompanhados por um guia que contará um pouco da história do castelo e sobre o Rei Ludwig II nos idiomas alemão ou inglês – há audio guide em vários idiomas caso você não fale nenhuma dessas duas línguas. (Veja detalhes sobre os tickets e preços no final do post).

COMO ACESSAR O CASTELO

Para ir do vilarejo de Hohenschwangau até o Castelo de Neuschwanstein é preciso subir um morro íngreme. Há 3 formas de chegar:

  • A pé: Prepare-se para fazer uma caminha de uns 30 minutos pela estrada asfaltada que leva ao castelo. Foi a forma como escolhemos, pois queríamos aproveitar para apreciar o caminho, que é cheio de árvores, e o dia não estava muito quente. Dá para exercitar bem as pernas, mas o trajeto é cansativo para quem não está acostumado a andar bastante.
Começando a subir a ladeira rumo ao Castelo
Começando a subir a ladeira rumo ao Castelo
  • Charrete: Muita gente opta por uma alternativa mais romântica que é ir de carruagem. Basta esperar por uma em frente ao Hotel Müller. O trajeto é pago (subida: 6 euros / descida: 3 euros). No entanto, a carruagem não leva até a entrada do castelo. Ela para em um lugar intermediário e é preciso andar uns minutos a pé.
  • Ônibus: É uma opção para quem vai visitar o castelo fora do inverno (não funcionam quando está nevando). Assim como o caso da carruagem, não leva até a entrada do castelo – o ponto de parada é próximo ao Schlossrestaurant Neuschwanstein (Neuschwansteinstraße 17, 87645 Schwangau, Alemanha) – e é preciso fazer uma caminhada de 270 metros para chegar ao local. O ônibus é pago (subida: 1,80 euros / descida: 1 euro)
Restaurante que fica na estrada que leva ao Castelo
Restaurante que fica na estrada que leva ao Castelo

Chegando lá em cima, a vista é belíssima! É possível ter visão incrível do horizonte e dos lagos que ficam próximos ao castelo. Nós estivemos lá durante o outono e a paisagem era incrível porque o céu estava aberto e o dia ensolarado!

thumb_398415_3526795259527_1881010310_n_1024
Mistura de cores incrível no alto do morro

Temos que confessar que depois de uma subida íngrime de meia hora, chegamos bem cansados. Por isso, é super importante estar com roupas e calçados confortáveis e, é claro, levar uma garrafinha de água para poder se hidratar. Aproveite para bater várias fotos da área externa do castelo enquanto seu tour não começa!

thumb_408357_3526792819466_1996780225_n_1024
Em frente à entrada principal do Castelo
Detalhes da lateral do Castelo
Detalhes da lateral do Castelo
thumb_393608_3526798059597_1118924127_n_1024
Pátio interno
thumb_391653_3526799139624_622989729_n_1024
Explorando as áreas internas antes do nosso tour começar

O TOUR

Quando der o seu horário, encaminhe-se para a entrada do castelo assim que aparecer o grupo no painel. Você passará por uma catraca e precisa colocar o ticket no leitor óptico para poder entrar. Daí é só seguir pelo caminho indicado, subir as escadas e esperar pelo início do tour. E já vai um aviso: é proibido fotografar dentro do castelo. Preste atenção nas informações passadas pelo guia e curta muito o passeio. A decoração interna é belíssima, há muitos móveis de madeira escura e pinturas nas paredes. As fotos que colocamos aqui são divulgadas oficialmente de alguns cômodos do castelo. Algumas coisas que você verá no tour:

  • Primeiro Piso: Esse é o local onde o tour começa. Nas paredes estão pinturas de uma saga nórdica chamada “Edda”.
Belíssimas pinturas nas paredes. Foto: site oficial do castelo
Belíssimas pinturas nas paredes. Foto: site oficial do castelo
  • Sala do Trono: Trata-se de uma sala suntuosa, inspirada nas Igrejas Bizantinas. É curioso conhecer a sala do trono do castelo, que não tem um trono, mas possui uma rica decoração e um candelabro incrível no teto, todo dourado e com pedras preciosas coloridas que ocupa o terceiro e quarto pisos do castelo. Um espetáculo!
Sala do trono. Foto: site oficial do castelo
Sala do trono. Foto: site oficial do castelo
  • Sala de Estar: Acessada através de uma ante-sala com painéis de carvalho no terceiro andar. Um sistema de campainha elétrica foi instalada em 1885 para que o servo de plantão pudesse ser chamado de qualquer outro quarto.
Belíssima decoração em madeira e pinturas coloridas. Foto: site oficial do castelo
Belíssima decoração em madeira e pinturas coloridas. Foto: site oficial do castelo
  • Quarto de Ludwig II: quarto suntuoso do Rei Ludwig II, com uma cama em estilo neo-gótico.
Quarto de Ludwig II. Foto: site oficial do castelo
Quarto de Ludwig II. Foto: site oficial do castelo

Terminado o tour guiado, você pode seguir por uns outros cômodos, ver a maquete do castelo e a enorme cozinha.

Cozinha moderna. Foto: site oficial do castelo
Cozinha moderna. Foto: site oficial do castelo
Panelas de cobre na cozinha do Castelo
Panelas de cobre na cozinha do Castelo

Antes de ir embora, você pode fazer umas comprinhas de lembrancinhas na lojinha do castelo e aproveitar para comer guloseimas no Café & Bistro, localizado no segundo andar. Neste andar também é possível assistir a um video histórico sobre o castelo e o rei Ludwig II.

A PONTE: MARIENBRÜCK

Para ter vistas bonitas da fachada do castelo é preciso fazer uma caminhada de uns 10 minutos a pé até chegar a Marienbrück (Ponte da Rainha Maria) que fica acima do Rio Pöllat. A foto famosa da área externa do Neuschwanstein mostra a parte traseira dele. A entrada fica do outro lado e não pode ser vista deste ângulo. Basta ter paciência para visitar porque o local está sempre lotado de turistas.

ATENÇÃO: A Marienbrück está atualmente fechada por conta de reformas e deve reabrir no final de maio de 2016.

Vista do Castelo a partir da Marienbrücke
Vista do Castelo a partir da Marienbrücke

ONDE FICAR E COMER

Nossa dica é o Hotel Müller. Super charmoso, bem localizado, moderno, mas com um toque alemã, e um restaurante delicioso em que nos acabamos de comer um prato de filé de porco com batatas!

Hotel Müller

  • Endereço: Alpseestraße 16, 87645 Hohenschwangau, Alemanha

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Schloss Neuschwanstein

  • Endereço: 
    • Castelo: Neuschwansteinstraße 20, 87645 Hohenschwangau, Alemanha
    • Bilheteria: Alpseestrasse 12, 87645 Hohenschwangau, Alemanha
  • Horários: diariamente
    • entre meados de março a meados de outubro: de 9h às 18h (bilheteria: 8h às 17h)
    • entre meados de outubro a meados de março: de 10h às 16h (bilheteria: 9h às 15h)
  • Entrada: Veja as 7 combinações possíveis de tickets (entradas gratuitas para menores de 18 anos):
    • Castelo de Neuschwanstein somente: 12 euros
    • Castelo de Hohenschwangau somente: 12 euros
    • Museu dos Reis da Bavária: 9,50 euros
    • Kings Ticket (Castelo de Neuschwanstein + Castelo de Hohenschwangau): 23 euros
    • Prince Ticket (Castelo de Neuschwanstein + Museu dos Reis da Bavária): 20 euros
    • Wittelbach Ticket (Castelo de Hohenschwangau + Museu dos Reis da Bavária): 20 euros
    • Swan Ticket (Castelo de Neuschwanstein + Castelo de Hohenschwangau + Museu dos Reis da Bavária): 29,50 euros
  • Importante: É preciso comprar os ingressos na bilheteria na cidade de Hohenschwangau, antes de subir para o Castelo.

Leia mais sobre a Alemanha:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

2 COMENTÁRIOS

  1. Castelo imperdível!!! Não consegui visitar na minha 1a vez em Munique e menos de 2 anos depois voltei, por culpa dele! rs A região inteira é sensacional para quem curte castelos (gostei muito do Hohenschwangau e ainda tem o Linderhof, o Herrenchiemsee, o Residenz e o Nymphenburg – os 2 últimos dentro de Munique mesmo).

Deixe seu comentário