Alemanha: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos

Sabe aqueles lugares que vemos em filmes, fotografias, mas a hora que vamos ver ao vivo consegue surpreender você? Esse é o caso da incrível Catedral de Colônia, uma das igrejas mais lindas do mundo! Além de possuir uma arquitetura incrível, a história que envolve essa catedral vale a pena ser conhecida! Vamos saber mais sobre a relação existente entre a Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos?

HISTÓRIA DA CATEDRAL DE COLÔNIA

Às margens do Rio Reno está a Hohe Domkirche St. Peter und Maria (Igreja de São Pedro e Maria), o nome oficial da Catedral de Colônia, a igreja católica mais famosa da Alemanha. A história da Catedral de Colônia começa em 1164, quando o imperador alemão Barba Roxa saqueou a cidade de Milão, na Itália, levando os supostos restos mortais dos Três Reis Magos para a cidade alemã. Devido a este fato, Colônia se transformou em um local de peregrinação intensa de fiéis, fazendo-se necessário construir uma igreja de grande porte para abrigá-los.

Catedral de Colônia vista atravessando a ponte Hohenzollernbrücke
Catedral de Colônia vista atravessando a ponte Hohenzollernbrücke

Desta forma, em 1248, com inspiração nas igrejas francesas, são iniciadas as obras para a construção da famosa catedral, projetada no estilo predominante na época, o gótico. Em 1473, a igreja ainda estava em construção e o estilo gótico já estava “fora de moda”, pois o estilo predominante já era o Renascentista. Além disso, a cidade de Colônia já estava sem dinheiro para continuar bancando a construção desta imensa igreja. O resultado é que as obras foram, infelizmente, paralisadas. Bem, “paralisadas” não é bem o termo, já que a catedral ficou inacabada por mais 300 anos até que as obras fossem retomadas em 1842, quando o Rei da Prússica Frederico Guilherme, ordenou a construção da catedral fosse finalizada.

Em frente à Catedral de Colônia
Em frente à Catedral de Colônia

Assim, a inauguração da chamada “rainha das catedrais” só foi realizada em 15 de outubro de 1880! Ou seja, 632 anos após o início da construção! Após passar por duas Guerras Mundiais, a partir da década de 1950 até o ano de 2005, a igreja passou por um processo de restauração. A Catedral é um monumento ilustre do catolicismo alemão e da arquitetura gótica e foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996.

Vista da Catedral de Colônia e da Hohenzollernbrücke a partir do observatório do edifício Köln Triangle
Vista da Catedral de Colônia e da Hohenzollernbrücke a partir do observatório do edifício Köln Triangle

A CATEDRAL DE COLÔNIA EM NÚMEROS

  • Tempo de Construção: A Catedral demorou 632 anos para ser construída.
  • Altura: Suas torres possuem 157 metros de altura, fazendo com que seja uma das mais altas do mundo.
Altura impressionante da Catedral vista de dentro
Altura impressionante da Catedral vista de dentro
  • Visitação: É a atração mais visitada da Alemanha, com uma média de 20 mil pessoas todos os dias.
  • Tamanho: A Catedral inteira possui 6.900 m² de área, incluindo 5 naves e 7 capelas, sendo que as duas naves principais, estão dispostas em formato de cruz e possuem 43 metros de altura.
Altar-mor da Catedral
Altar-mor da Catedral
  • Vitrais: mais de 10 mil m² de vitrais coloridos são uma das marcas registradas do estilo gótico retratam histórias do Velho Testamento.
Vitrais incríveis e coloridíssimos
Vitrais incríveis e coloridíssimos
  • Coro: É formado por 104 bancos de carvalho e é o maior da Alemanha.
Mosaicos no piso da Catedral impressionam
Mosaicos no piso da Catedral impressionam

O QUE VER NA CATEDRAL

A altura da catedral impressiona e os vitrais proporcionam um show de cores quando a luz do sol bate, vale super a pena ver a catedral internamente em vários horários durante o dia para ver os raios solares irem mudando de posição.

Um dos belíssimos vitrais
Um dos belíssimos vitrais

É claro que uma das principais atrações da Catedral de Colônia é o sarcófago dos Três Reis Magos, envolto por uma redoma de vidro na parte de trás do altar. A urna que abriga as relíquias (restos mortais dos Três Reis Magos), foi concluída em 1181 pelo artesão francês Nicolas de Verdun, sendo uma obra-prima da ourivesaria medieval, produzida em ouro, prata e pedras preciosas.

Urna dos Três Reis Magos
Urna dos Três Reis Magos

A Catedral também conta com uma Câmara do Tesouro, com vários itens religiosos em ouro e pedras preciosas, cuja entrada é paga.

Câmara do Tesouro. Foto: © Dombauhütte Köln / M. Welschenbach)
Câmara do Tesouro. Foto: © Dombauhütte Köln / M. Welschenbach)

Há também tours pagos que podem ser feitos pela igreja e no telhado dela para ter uma linda vista da cidade de Colônia. Veja mais informações no final deste post.

No telhado da Catedral. Foto: Foto: © Dombauhütte Köln / M. Welschenbach)
No telhado da Catedral. Foto: Foto: © Dombauhütte Köln / M. Welschenbach)

CURIOSIDADE: É impossível não reparar logo à primeira vista que existem andaimes na fachada da Catedral. Como a construção da catedral é antiga, e o material utilizado está sendo, ao decorrer dos séculos, corroído pela chuva, sol, vento e poluição. Desde o início do século XX, há trabalhos de restauração da catedral, principalmente do lado externo (estava na torre esquerda, quando estivemos visitando a Catedral em 2013).

Lateral da Catedral com vários andaimes
Lateral da Catedral com vários andaimes

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Catedral de Colônia (Kölner Dom)

  • Endereço: Domkloster 4, 50667 Colônia, Alemanha
  • Horários: diariamente
    • de novembro a abril: de 6h às 19h30
    • de maio a outubro: de 6h às 21h
    • Câmara do Tesouro: acesse este link para mais informações
  • Entrada:
    • Catedral: gratuita
    • Câmara do Tesouro: 8 euros
  • Tours: há tours guiados em alemão, italiano, espanhol, francês, russo e inglês. Informe-se sobre as possibilidades na página de cada um dos tours.

Leia mais sobre a Alemanha: