Tour na Royal Albert Hall: linda sala de espetáculos em Londres

0

Quem está procurando por atividades diferentes em Londres, pode conhecer a linda sala de espetáculos Royal Albert Hall nos detalhes. O local oferece tours guiados muito interessantes que mostram os bastidores e locais em que a família real costuma frequentar quando participa de eventos.

ROYAL ALBERT HALL

Construída entre 1867 e 1871, e inaugurada pela Rainha Victoria, a Royal Albert Hall é um belíssima casa de espetáculos e concertos localizada na região de South Kensington. Com seu formato que lembra uma elipse, ela tem capacidade para mais de 5 mil assentos. A Royal Albert Hall sedia alguns dos eventos mais notáveis realizado em Londres todos os anos, acolhendo centenas de espetáculos no auditório principal, incluindo concertos clássicos, rock e pop, balé, ópera, projeções de filmes com orquestra ao vivo, esportes, cerimônias de premiação, eventos escolares, eventos comunitários, apresentações de caridade e banquetes. Mais 400 eventos são realizados anualmente nos espaços fora de seu auditório. Na fachada do edifício há um grande friso de mosaico, retratando “O Triunfo das Artes e Ciências”.

Belíssimo edifício do Royal Albert Hall
Uma das salas internas usadas em outros eventos
  • Curiosidade: O nome do salão era para ser Central Hall of Arts and Sciences (Salão Central de Artes e Ciências), mas a Rainha Victoria quis homenagear seu amado marido, o príncipe-consorte Albert, que havia morrido 6 anos antes. O Royal Albert Hall fica exatamente em frente (atravessando-se a rua) do Albert Memorial, um grande memorial em homenagem a Albert que faz parte dos Kensington Gardens.

COMO É O TOUR PELO ROYAL ALBERT HALL

É possível comprar tickets online (com desconto) ou na bilheteria. Existem vários tipos de tour (veja mais no final do post) pelo Royal Albert Hall e você ainda pode fazer um combo incluindo refeições como café da manhã, almoço ou café da tarde em um dos restaurantes, bares ou cafés existentes no edifício.

Bilheteria do Royal Albert Hall

O tour mais comum é o Grand Tour que, em geral, é disponibilizado diariamente em 7 horários diferentes. E esse foi o tour que escolhi para poder conhecer no detalhe o Royal Albert Hall. Era um grupo pequeno de umas 7 ou 8 pessoas. O nosso guia contou um pouco sobre a história do local, a construção, os grandes nomes da música que já se apresentaram por lá e a diversidade de eventos que o salão já abrigou. Passamos por diversos corredores e fomos conhecendo um pouco melhor os cantinhos dessa importante casa de espetáculos.

Corredores do Royal Albert Hall

O guia nos levou até a cabine onde se senta a família real quando comparece a eventos. A Rainha Elizabeth II havia estado no local há poucos dias antes na celebração do Remembrance Day (celebrado em novembro em homenagem a todos os soldados que serviram as Forças Armadas Reais). É colocada uma bandeira com o símbolo real quando ela está presente. Conhecemos também o local onde a sala de estar que a rainha fica antes de os espetáculos começarem. Há uma bonita escadaria que leva até uma sala que é toda enfeitada com rosas na presença de Sua Majestade.

Sala onde a rainha fica antes dos espetáculos começarem
Escadaria que dá acesso à sala da rainha

Uma curiosidade é o Royal Albert Hall foi construído com uma cúpula de vidro de 41 metros de altura, que pareceu uma boa ideia na época. No entanto, perceberam posteriormente que o vidro atrapalhava a acústica do local. Foi preciso instalar placas de metal para cobrir o vidro e foram colocados discos de alumínio de difusão acústica (em azul e roxo) para melhorar a qualidade do som dentro do grande salão. No dia da visita, estava no palco ensaiando um grande grupo de adolescentes. Por serem menores de idade, o guia nos proibiu de tirar fotos da área do palco. Mas, nós estivemos recentemente assistindo ao espetáculo Amaluna do Cirque du Soleil e, finalmente, pudemos tirar algumas fotos para registrar como o local é belíssimo!

O grande salão do Royal Albert Hall
Vista panorâmica

O tour passa por todos os andares do Royal Albert Hall e é possível notar que a visibilidade do palco é muito boa em qualquer lugar que você se sentar. Ao todo, há 12 portas de entrada e 6 pisos (1 subsolo, o piso térreo, 3 pisos com cadeiras e o piso superior). Este último andar, chamado de Galeria, não possui cadeiras e permite livre circulação de pessoas.

Entrada número 6 com o brasão da família real e os bustos da Rainha Victoria e do Príncipe Albert no alto
Escadaria com uma grande pintura da Rainha Victoria na parede

VÍDEO SOBRE O TOUR NO ROYAL ALBERT HALL

Para se ter uma ideia melhor do que encontrar por lá, sugerimos que você assista ao video oficial abaixo sobre os tours no Royal Albert Hall. Vai ficar mais fácil para entender alguns pontos que descrevemos no post e vai deixar você com vontade de conhecer este belíssimo local de espetáculos.

APROVEITE TAMBÉM PARA CONHECER

A região em que se localizada o Royal Albert Hall é recheada de atrações! Se eu fosse você, aproveitaria para incluir algumas delas no roteiro. Confira as nossas sugestões:

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Royal Albert Hall

  • Endereço: Kensington Gore, Kensington, London SW7 2AP
  • Tours: é possível combinar tours com refeições (café da manhã, almoço e chá da tarde)
    • Grand Tour
      • Horários: praticamente todos os dias às 10h, 11h30, 12h30, 13h, 14h30, 15h e 16h
      • Ticket: £13 (online) – ganha 10% de desconto nos Cafés e Restaurantes do local
    • Secret History Tour
      • Horários: dias selecionados às 13h
      • Ticket: £13 (online) – ganha 10% de desconto nos Cafés e Restaurantes do local
    • Inside Out Architecture Tour
      • Horários: sábados selecionados às 11h30
      • Ticket:  £13 (online) – ganha 10% de desconto nos Cafés e Restaurantes do local
    • Behind the Scenes Tour
      • Horários: dias selecionados às 12h30, 14h e 15h30
      • Ticket: £16 (online) – ganha 10% de desconto nos Cafés e Restaurantes do local


Confira dicas de outros passeios diferentes por Londres:

Deixe seu comentário