Noruega: Como ir do aeroporto de Oslo ao centro

0
Foto: divulgação

Quem desembarca em Oslo, capital da Noruega, precisa saber qual é a melhor fora de chegar até a cidade. Existem possibilidades de trem, ônibus, táxi e vale a pena saber qual é a melhor delas. Confira as possibilidades e decida o que é mais conveniente para você!

COMO IR DO AEROPORTO DE OSLO AO CENTRO

O aeroporto de Oslo, infelizmente, não fica pertinho do centro da cidade. Na verdade, é preciso percorrer em torno de 50km de distância. A Noruega é um país conhecido por ter um alto custo de vida e o preço do transporte segue essa tendência. Há várias formas de ir do Aeroporto de Oslo ao centro da cidade, mas o tempo e os preços (em Coroas Dinamarquesas, a moeda local) podem variar bastante. Vamos explicar o motivo de termos escolhido uma maneira em particular, com muitos detalhes de como proceder para compra dos tickets e nossas percepções sobre o percurso.

Aeroporto de Oslo, na Noruega

1. TÁXI / UBER

Para quem está cheio de malas, chega de madrugada ao aeroporto ou não quer abrir mão de algo mais conveniente, é possível pegar um táxi ou Uber para fazer o trajeto do aeroporto até o seu hotel. O  trajeto completo leva, em média, de 40 a 50 minutos. Para quem prefere táxi, ao desembarcar, procure o quiosque de informações de táxi do aeroporto. Há diversas empresas que fornecem o serviço e o valor é, em média, NOK 685 até o centro da cidade, mas pode ultrapassar as NOK 800 em horários de pico (entre 17h e 18h). Outra opção é pegar um Uber, que nós particularmente preferimos em relação ao táxi. O valor fica entre NOK 580 (nos horários mais tranquilos) e NOK 760 (em horários com trânsito intenso). O preço é absurdamente elevado (só para se ter uma ideia NOK 800 valem em torno de R$ 315)!

2. ALUGUEL DE AUTOMÓVEL

Aluguel de automóvel é outras possibilidade para quem quer facilidade de deslocamento, apesar de ser uma opção que nós achamos que não vale a pena para uma cidade como Oslo que tem uma rede excelente de transporte público. No aeroporto de Oslo você poderá encontrar as seguintes empresas locadoras: Avis, Budget, EuRopcar, Hertz e Sixt. Se você realmente faz questão, vale a pena fazer um orçamento do aluguel do automóvel neste site.

3. ÔNIBUS

Há diversas formas de ir de ônibus do aeroporto de Oslo ao centro da cidade, sendo que o trajeto pode durar até mais de 1 hora, por conta do trânsito. Confira as empresas e veja preços e horários, lembrando que o aeroporto de Oslo fica na Zona 4 e o centro da cidade na Zona 1.

  • Ruter: ônibus que circulam entre o aeroporto de Oslo e faz algumas paradas pela vizinhança. A passagem entre a Zonas 1 e 4 custa NOK 93.
  • Airport Express Coach (SAS Flybussen): esse é um ônibus expresso que faz o trajeto entre o aeroporto e o centro com saídas a cada 20 minutos. A passagem custa entre NOK 150 e NOK 220.
  • Outras opções: veja outras opções de ônibus que vão para lugares específicos neste link

4. TREM CONVENCIONAL

Os trens da NSB (Norwegian State Railways) percorrem as estações de Skien, Oslo, Lillehammer e Trondheim passando pelo aeroporto de Oslo. Segundo a site da empresa, em torno de 84% dos trens são pontuais. A tarifa convencional custa NOK 93.

5. TREM EXPRESSO: FLYTOGET

Os trens Flytoget percorrem as estações de Drammen, Asker, Sandvika, Lysaker, Skøyen, Nationaltheatret, Oslo Central Station e Lillestrøm. Os trens saem a cada 20 minutos e chegam ao destino entre 19 e 22 minutos. A tarifa custa NOK 180 entre o aeroporto e a estação central de Oslo.

Flytoget: do aeroporto à Estação Central de Oslo

FLYTOGET: TREM EXPRESSO DO AEROPORTO DE OSLO AO CENTRO

Nós acabamos optando por usar o Flytoget, o trem expresso do aeroporto de Oslo ao Centro pela conveniência. Os trens são modernos, chegam a 210 km/h, possuem wifi gratuito, espaço dedicado para bagagem e poltronas confortáveis. A pontualidade é de 96%. Se você conseguir se programar para pegar o trem convencional nos horários disponíveis, é super válido porque sai mais barato. No entanto, se você não quer se preocupar com atrasos, diversas paradas e correr o risco de viajar em pé, o Flytoget é uma opção mega conveniente e muito fácil de usar. Uma garantia feita pela empresa é que se você estiver dentro do trem e, por algum motivo, ele atrasar e você perder seu voo, a Flytoget cobre o valor da passagem para um próximo voo.

Flytoget. Foto: divulgação
Trajeto simples e rápido

Uma curiosidade é que quando o ex-vice-presidente americano Al Gore foi a Oslo para receber seu Nobel da Paz, em 2007, ele usou o Flytoget para chegar ao centro da cidade, por ser a opção de transporte mais eco-friendly possível.

Dentro do trem: uma televisão exibe notícias, temperatura, cotação de moedas

COMO COMPRAR TICKETS DO FLYTOGET

Há várias formas de pagar pelo seu bilhete no Flytoget, confira as opções:

  • MÁQUINAS DE AUTO ATENDIMENTO: Para quem chega ao aeroporto, saindo para o terminal a partir da área de desembarque internacional, vire à direita e siga em frente. Você encontrará máquinas de auto atendimento para comprar seu bilhete. Selecione o idioma (inglês ou norueguês), para onde quer ir. Se seu objetivo é ir para o centro de Oslo, selecione Oslo S ou Oslo C, que significa Oslo Sentralstajon (Estação Central de Oslo).
Máquinas de auto atendimento para comprar tickets. Foto: divulgação
Bilhete do Flytoget comprado em um dos terminais de auto atendimento
  • CARTÃO DE CRÉDITO DIRETO NA CATRACA: É possível deslizar o seu cartão de crédito no leitor existente na catraca e pagar na hora. Não é necessário passar o cartão de crédito novamente pelo leitor no momento da chega à estação de destino. O video abaixo explica o procedimento.

  • COMPRAR PELO APLICATIVO DA FLYTOGET: Você pode baixar o aplicativo da empresa no seu celular da Apple ou Android, cadastrar o seu cartão de crédito e comprar o bilhete. Você terá acesso a um QR Code que lhe dará acesso ao trem. Essa é uma boa alternativa para quem prefere tudo em formato digital. Veja o procedimento no video abaixo:

Deixe seu comentário