Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas

8
Acrópole de Atenas

Confira todas as informações para visitar um dos lugares mais fantásticos da história da humanidade: a incrível Acrópole de Atenas, onde fica o templo Parthenon. Veja como aproveitar sua visita curtindo todos os detalhes desse local histórico imperdível.

A ACRÓPOLE DE ATENAS

A palavra “acrópole” vem do grego e significa algo como “cidade no ponto mais alto”. Na Grécia Antiga, a Acrópole de Atenas era uma cidadela que ficava sobre uma grande colina a 150 metros acima do nível do mar, abrigando diversos edifícios de grande significado arquitetônico e histórico.

Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas
Acrópole de Atenas
A construção do Parthenon

No o século V a.C., após o fim das Guerras Persas, foi Péricles que ordenou a construção desses edifícios, entre eles: o Propileu, o Erecteion, o Templo de Atena Nike, os Teatros de Dionísio e Herodus Atticus e, claro, o mais famoso deles, o Parthenon. O período romano foi marcado por reparos causados pela idade e pelas guerras. No século II d.C., o senador romano Herodes Atticus construiu um grande anfiteatro. Durante o período bizantino, o Parthenon foi usado como uma igreja, dedicada à Virgem Maria.

Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas
Vista do Propileu (portão de entrada), Templo de Atena Nike (no alto, à direita) e Pedestal de Agripa (à esquerda)
Período Otomano

Após a conquista otomana da Grécia, no início da década de 1460, o Parthenon foi transformado em uma mesquita. Posteriormente, foi usado como quartel-general da guarnição do exército turco. Os edifícios da Acrópole sofreram danos significativos causados pelos venezianos, em 1687, durante a Guerra Morean. O Parthenon, que estava sendo usado como um depósito de pólvora, foi atingido por um tiro de artilharia e danificado severamente.

Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas
Parthenon, a estrutura mais importante da Acrópole
Período após a independência grega

Após a Guerra da Independência Grega (1821-1829), a maioria das características que datavam dos períodos bizantino, franco e otomano foram removidas do local em uma tentativa de restaurar o monumento à sua forma original.

Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas
Ruínas estão por toda parte

Devido a diversas intervenções militares, poluição e idade, vários edifícios da Acrópole começaram a mostrar sinais de desgaste. Em 1975, teve início um amplo projeto de restauração, que ainda está em andamento.

Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas
Vista noturna da Acrópole de Atenas

Leia mais: Atenas: Roteiro de 3 dias na capital da Grécia

 

PRINCIPAIS PONTOS DE INTERESSE NA ACRÓPOLE

Como falado anteriormente, a Acrópole de Atenas apresenta uma série de estruturas importantes. Vamos destacar algumas das mais relevantes encontradas no local, as quais não podem ficar fora do seu roteiro.

1. PROPILEU (PROPYLAEA)

É a monumental porta de entrada para a Acrópole que foi construída entre 437 e 432 a.C. A estrutura foi construída em mármore branco e cinza e consiste em um edifício central com duas alas contíguas no lado oeste, uma ao norte e uma ao sul. O núcleo é o edifício central, que apresenta uma fachada dórica padrão de seis colunas. As colunas refletem as proporções das colunas do Parthenon.

2. TEMPLO DE ATENA NIKE

Como o próprio nome diz, este tempo é dedicado à deusa da sabedoria Atena Nike. Ele foi construído por volta de 420 a.C. e é o mais antigo templo totalmente em estilo jônico da Acrópole. Nike significa “vitória” em grego, e Athena era adorada nessa forma, representativa de ser vitoriosa na guerra. Os cidadãos adoravam a deusa na esperança de um resultado bem sucedido na longa Guerra do Peloponeso contra os espartanos e seus aliados.

Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas
Detalhe do Templo de Atena Nike

3. PARTHENON

O Parthenon é um templo também dedicado à deusa Atena, padroeira de Atenas. Ele foi construído durante o auge da cidade-estado de Atenas, entre 447 e 438 a.C. Ele é o edifício mais imponente e importante de toda a Acrópole e a estrutura sobrevivente mais importante da Grécia Clássica. Os ateniense acreditavam que tiveram ajuda dos deuses para derrotar os persas. Por isso, o Parthenon, é sobretudo, um símbolo da democracia grega.

O Parthenon e outros edifícios da Acrópole foram seriamente danificados durante o cerco de 1687 pelos venezianos durante a Guerra Moreana quando a pólvora armazenada no Parthenon foi atingida por uma bala de canhão e explodiu. De 1800 a 1803, Thomas Bruce, 7º Conde de Elgin, removeu algumas das esculturas sobreviventes. Atualmente, Muitas delas podem ser vistas no British Museum, em Londres.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

4. ERECTEION (ERECHTHEION)

É um antigo templo grego localizado no lado norte da Acrópole, dedicado à deusa da sabedoria, Atena, e ao deus dos mares, Poseidon. Ele foi construído entre 421 e 406 a.C. e, acredita-se que tenha sido erguido em homenagem ao rei Erechtheus, que teria sido enterrado nas proximidades. A necessidade de preservar vários recintos sagrados adjacentes provavelmente explica o design complexo.

Ele foi construído inteiramente de mármore, com frisos de pedra calcária negra e esculturas em relevo feitas de mármore branco. No lado norte, há um grande pórtico com seis colunas jônicas e, ao sul, o famoso “Pórtico das Donzelas”, com seis figuras femininas cobertas (cariátides) como colunas de sustentação.

5. TEATROS: DIONÍSIO & ODEON DE HERODES ATTICUS

O Teatro de Dionísio é considerado o primeiro teatro do mundo. Dedicado a Dionísio, deus do vinho e do teatro, ele tinha excelente acústica e podia acomodar até 17 mil pessoas. Foi o primeiro teatro já construído na história, sendo o berço da tragédia grega. Os restos de uma versão romana restaurada e redesenhada podem ser vistos no local ainda hoje.

Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas
Teatro de Dionísio visto do alto da Acrópole

Já o Teatro de Herodes Atticus é uma estrutura localizada na área sudoeste da Acrópole que foi construída em 161 d.C. O teatro leva o nome de um aristocrata grego e senador romano que o encomendou como homenagem à sua esposa. Ele era, originalmente, um teatro inclinado, com uma parede de pedra de três andares e um telhado de madeira feito de cedro. Foi usado como um local para concertos de música com uma capacidade para até 5 mil pessoas. O teatro foi destruído e deixado em ruínas em 267 d.C.

Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas
Teatro Herodes Atticus

AS VISTAS A PARTIR DA ACRÓPOLE

Como a Acrópole está em uma das regiões mais altas de Atenas, a subida até seu topo proporciona vistas panorâmicas 360º da cidade. Aproveite para curtir o visual e identificar outros pontos importantes e atrações da cidade lá do alto. Há um mirante com uma bandeira da Grécia na extremidade da Acrópole que proporciona vistas lindas da cidade.

Dica imperdível!

Não deixe de visitar o Museu da Acrópole de Atenas que fica pertinho, aos pés da colina e explica muito da história do local, bem como exibe itens retirados a partir de escavações. Leia mais:

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas

 

DICAS PARA VISITAR A ACRÓPOLE DE ATENAS

  • Para visitar a Acrópole, use roupas e calçados confortáveis, use protetor solar e leve uma garrafinha de água. O calor na Grécia é muito forte, mesmo fora do verão.  A subida até o topo da colina é bastante íngrime e exige um bocado de esforço para os que têm pouco preparo físico.
  • O excesso de turistas e o calor podem atrapalhar um pouco a visita. Por isso, recomenda-se visitar o local bem cedo ou no final da tarde.
  • Não escale os monumentos. Guardas ficam fiscalizando e chamam a atenção de quem desobedecer com apitos bem estridentes.
  • Os tickets não são vendidos online em um site oficial, devem ser comprados diretamente na bilheteria. Caso você não queira perder tempo em filas, veja uma das opções de excursões que sugerimos em seguida.

TICKETS, TOURS E EXCURSÕES

Para ter uma visita explicadinha em todos os detalhes, vale a pena escolher uma excursão pela Acrópole, que podem incluir até ingresso para o Museu da Acrópole, e até mesmo um jantar típico grego! Veja algumas das opções:

COMO CHEGAR À ACRÓPOLE DE ATENAS

Para chegar até a Acrópole via transporte público, utilize as estações de metrô mais próximas do local: AcropolisMonastiraki. É preciso fazer uma caminha de cerca de 15 minutos até chegar ao local. Use calçados e roupas confortáveis porque a subida é bem íngrime e cansativa, principalmente, durante os dias quentes do verão europeu.

DICA DE HOSPEDAGEM PERTO DA ACRÓPOLE

Nós ficamos hospedados no bairro de Plaka, no Athens Cypria Hotel, um hotel 4 estrelas fica localizado a apenas 300 metros da principal estação de metrô da cidade, a Syntagma e a uma curta caminhada do Museu da Cidade de Atenas, Galeria de Atenas, Museu da Acrópole, entre outras atrações. A Acrópole fica a apenas 10 minutos de caminhada. A área em que ele fica localizado é ao lado da Rua Ermou, a mais comercial de Atenas, oferecendo uma gama de restaurantes e lojas.

Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas
Quarto semelhante ao que nos hospedamos. Foto: divulgação

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Acrópole de Atenas

Guarde esta dica no Pinterest!

Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas - Viajonários


Leia mais sobre a Atenas:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui