A380: como é viajar no maior avião comercial do mundo

Foto: site oficial British Airways

Recentemente fizemos “Nossa mudança da Califórnia para a Europa” e para fazer o trajeto San Francisco-Londres, voamos com o A380, o maior avião comercial do mundo! Ele superou muito as nossas expectativas e, por este motivo, dividimos como foi a experiência neste gigante!

O AVIÃO A380

O Airbus A380 é uma aeronave quadrimotora a jato de dois andares fabricada pela empresa EADS Airbus e é considerado o maior avião comercial do mundo. Ele só pode operar em aeroportos que estejam adaptados a receber uma aeronave deste porte. A ideia de criar este modelo veio na tentativa de desafiar o monopólio da Boeing (veja sobre nossa visita à fábrica da Boeing) no mercado de grandes aeronaves. O modelo começou a operar em outubro de 2007 pela Singapore Airlines, mas quem tem mais aviões deste modelo na frota é a Emirates Airlines. O A380 tem um alcance de até 15.700 km, o suficiente para voar sem escalas de Dallas, nos Estados Unidos para Sydney, na Austrália. Para se ter uma ideia do tamanho deste gigante de aço, a cabine do A380 é 40% maior do que a do Boeing 747, o segundo maior avião do mundo.

Instruções de segurança do A380
Instruções de segurança do A380

Números do A380:

  • Comprimento: 73 metros
  • Altura: 24 mestros
  • Peso: 276,8 mil kg (vazio) e até 575 mil kg (carregado)
  • Velocidade máxima: 1.020 km/h
  • Quantidade produzida: 167 unidades (dados de 2015)
  • Passageiros: de 407 a 853 (depende da distribuição das poltronas por “classes” do avião)
Hora da decolagem
Hora da decolagem no aeroporto de San Francisco

A380: COMO É VIAJAR NO MAIOR AVIÃO COMERCIAL DO MUNDO

Para fazer o trajeto San Francisco (EUA) até Londres (Reino Unido) nós reservas nossas passagens através da American Airlines, mas o voo foi operado pela companhia British Airways. O voo de quase 10h (metade do tempo para atravessar os Estados Unidos) foi feito com o modelo A380-800 e tinha capacidade para 469 passageiros, já que o número varia em função de quantas poltronas estão dedicadas à primeira classe, cujas poltronas inclinam até 180º (clique neste link para ver mais detalhes sobre o avião). Nem precisamos nos estender para falar que nós, reles mortais, fomos de econômica mesmo (um dia chegaremos lá)! Mas, mesmo assim, a experiência foi bastante interessante.

A caminho de Londres
A caminho de Londres no A380, o maior avião comercial do mundo

Logo que o embarque foi autorizado, nos dirigimos até o local e depois de ter nossos tickets conferidos, os comissários nos indicaram por qual porta deveríamos entrar de acordo com a nossa numeração de fileira. No caso do nosso voo, as fileiras de 1 a 49 ficavam no piso superior e as fileiras de 50 a 83 ficavam no andar superior. Nós viajamos na fileira 73 e, portanto, no piso superior que nos permitia perceber, em solo, que realmente estávamos a uma altura mais elevada que o convencional. O avião é super moderno, com um sistema áudio-visual de excelente qualidade.

Sistema de áudio visual de qualidade
Sistema de áudio visual de qualidade

Filmes que tinham acabado de sair dos cinemas americanos já estavam disponíveis. Além disso, as telas individuais contam com uma película de privacidade com a qual é possível ver a tela somente se você estiver em frente a ela, ajudando muito a não ficar com o “clarão” da TV do vizinho enquanto você quer dormir. Há também uma tomada USB ao lado para carregar celular, tablet, etc. Uma coisa que nos surpreendeu foi o fato de que entre a poltrona e a janela do avião haver uma espécie de baú, em que poderíamos colocar nossos itens pessoais, sem precisar nos preocupar em colocá-los no chão.

Baú lateral
Baú lateral

Além disso, o kit de embarque inclui uma manta, uma pequena almofada, fones de ouvido, escova de dente compacta e pasta. O avião, embora seja gigantesco, é extremamente silencioso! O espaço para as pernas é bom (sempre consideramos bom medindo pelo Paulo que tem 1.90 de altura) e as poltronas são confortáveis.

Bom espaço para pernas
Bom espaço para pernas

Na primeira hora de voo, os comissários serviram um petisco e uma bebida. Em seguida, veio o jantar, cujas opções eram um capeletti ou frango ao molho de tomate com um tipo de polenta. Estava incluso, uma mini garrafinha de vinho branco ou tinto! Dificilmente encontramos voos que disponibiliza bebida alcóolica para a classe econômica gratuitamente. Além disso, a saladinha com tomate cereja e mozzarella de búfala estava incrível. E para fechar com chave de ouro cheesecake de morango, tudo de bom!

a380-petisco
Petisco e água geladinha
a380-jantar
Jantar: capeletti, saladinha e cheesecake

Durante a manhã, foi servido o café que estava disponível em duas modalidades: café da manhã britânico (com tomate e cogumelos) ou omelete com batatas; além de iogurte sem gordura, pãozinho e torradas.

Café da manhã com omelete, iogurte e muffin
Café da manhã com omelete, iogurte e muffin

Mesmo sendo um avião enorme, o pouso foi um dos mais tranquilos que já fizemos. O desembarque também correu na mais perfeita ordem, já que é feito por duas portas diferentes dependendo do andar que as pessoas estão. O voo no maior avião comercial do mundo nos surpreendeu muito e temos que confessar que saiu melhor do que o esperado.


Leia mais:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.