Itália: “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci em Milão

Foto: reprodução da pintura

Atualizado em 28/01/2016

A pintura “A Última Ceia” é super conhecida no mundo todo, mas você sabe onde ela fica? Neste post, contamos nossa surpresa e encantamento ao ver com nossos próprios olhos essa maravilha artística do famoso pintor italiano Leonardo da Vinci e que é Patrimônio da Humanidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)! Vamos conhecer?

ITÁLIA: “A ÚLTIMA CEIA” DE LEONARDO DA VINCI EM MILÃO

Estivemos em Milão em 2013 e não perdemos a oportunidade de visitar a famosa pintura “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci, também conhecida como “Cenacolo Vinciano”, em italiano. Já havíamos ouvido falar tanto sobre ela que a vontade de conhecê-la só aumentava! Você já parou para se perguntar onde fica esta pintura? Surpreendentemente, ela não fica em um museu, mas sim no antigo Convento e Igreja Santa Maria Delle Grazie. E o por quê ela fica em um convento? Já vamos falar sobre isso!

Em frente à Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão
Em frente à Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão, aguardando o horário do nosso tour

Antes de mais nada, é bom avisar que para conhecer o local é preciso se programar. Para entrar no Convento é necessário reservar com antecedência, pois os ingressos se esgotam rapidamente. Nosso horário era 14h30, chegamos às 14h e fomos atendidos rapidamente por uma funcionária do local. Entregamos a confirmação impressa que havíamos recebido por e-mail no momento da reserva e pegamos nossos tickets. Decidimos pedir o audio guide (pago a parte) também para aprender um pouco mais sobre a história da pintura. Recomendamos o audio guide, pois é muito informativo e aprendemos muitas coisas novas! Enquanto você espera chegar o seu horário, aproveite para ver uma pequena exposição sobre o Convento nas paredes do local de espera. Há também uma lojinha de presentes que fica ao lado da entrada do tour que pode ser acessada também pelo lado de fora do Convento.

Entrada para o tour
Entrada para o tour

Mas, afinal, como é esta famosa pintura? Para quem não sabe, “Última Ceia” não é um quadro, mas sim uma pintura feita por Leonardo da Vinci na parede do antigo refeitório do convento, entre os anos de 1494 a 1498. O convento quase veio abaixo devido a um bombardeio durante a Segunda Guerra e, por pouco, não se perdeu a incrível obra de da Vinci. A pintura já passou por vários processos de restauração no decorrer dos séculos, sendo que o último foi em 1999.

DE FRENTE COM “A ÚLTIMA CEIA”

Em cada tour são permitidas apenas poucas pessoas de cada vez (30 visitantes no máximo). Ao dar o seu horário, você será chamado por um funcionário que encaminhará todos até um corredor. As pessoas ficam espremidas entre 2 portas de vidro até a entrada ser autorizada.

Dentro do convento
Dentro do convento esperando a autorização para entrar

A hora que entramos, fomos surpreendidos! A porta à esquerda levava diretamente para o refeitório! Trata-se uma sala retangular na qual do lado direito estava “A Última Ceia”! Do lado esquerdo estava uma outra pintura que falaremos em seguida. Ouvindo o audioguide descobrimos que, no século XVII, foi aberta uma porta na parede em que está a pintura de da Vinci. E o topo desta porta estava justamente no meio da pintura, fazendo com que os pés de Jesus sumissem! Posteriormente, a porta foi fechada, mas a obra nunca mais foi inteiramente reparada. Atualmente, o local é apenas uma parede rebocada! Inacreditável, não é mesmo? 

Detalhe no meio da parede rebocada que tirou os pés de Cristo. Foto: reprodução da pintura
Detalhe no meio da parede rebocada que tirou os pés de Cristo. Foto: reprodução da pintura

Mesmo com os processos de restauração, a pintura está bastante deteriorada, provavelmente por conta da umidade da parede. Talvez por conta do bombardeio que citamos anteriormente, tenham sido destruídas várias outras pinturas que existiam no local acima da “Última Ceia”, conforme mostra a figura abaixo. Elas ainda existem, mas estão muito deterioradas.

Acima da pintura conhecida existem mais pinturas, mas estão ainda mais deterioradas. Foto: reprodução da pintura
Acima da pintura conhecida existem mais pinturas, mas estão ainda mais deterioradas. Foto: reprodução da pintura

Vale lembrar que, é proibido tirar fotos durante a visita visando à preservação da  pintura que como falamos, infelizmente, encontra-se bastante deteriorada. Havia também um quadro explicativo na sala em frente à pintura para identificar cada um dos apóstolos retratados na obra de da Vinci. Abaixo, colocamos uma figura ilustrativa explicando o posicionamento de cada um dos apóstolos.

Fonte: Jornal “O Globo”
Fonte: Jornal “O Globo”

Após exatos 15 minutos, nos “expulsaram” de lá! O tempo de visita é de 15 minutos e nem um segundo a mais! E, temos que confessar, passa voando quando você está admirando uma obra de arte tão bela! Por este motivo, nem conseguimos ver direito a pintura “Crucificação” de Giovanni Donato Montorfano de 1495, que estava do lado oposto, pois ficamos praticamente o tempo todo admirando “A Última Ceia”. Nós não tínhamos ideia de que seríamos “convidados a nos retirar” tão rapidamente, por isso, fica a dica para não pegar ninguém de surpresa!

Essa é a outra pintura do refeitório: Foto: reprodução
Essa é a outra pintura do refeitório: Foto: reprodução

Saindo do refeitório, há uma réplica da “A Última Ceia” em um quadro na parede. Neste local, as fotos são permitidas.

Réplica da pintura na saída do refeitório
Réplica da pintura na saída do refeitório

Esse passeio nos proporcionou aprendizados valiosos! A visita é sensacional e bastante esclarecedora, sendo que com o audio guide ficou ainda melhor! Para nós é um dos melhores passeios que você pode fazer em Milão, embora seja tão rápido, infelizmente. Quem estiver planejando uma viagem por lá, não pode deixar de incluir no roteiro! Há também tours acompanhados por guias turísticos que são um pouco mais caros, mas devem ser bem instrutivos.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A Última Ceia  (Cenacolo Vinciano)

  • Endereço: Piazza di Santa Maria delle Grazie, 20123, Milão, Itália
  • Entrada: $8 euros ($6.50 euros ingresso + $1.50 taxa) / audio guide $3.50 euros
  • Horários: tours disponíveis de 8h15 às 18h45
  • Reservas: Faça sua reserva através do site oficial (em italiano ou inglês) / É possível comprar tickets através deste site e fazer o passeio com um guia turístico.