49-Mile Scenic Drive: Rota turística de San Francisco

Você já ouviu falar em 49-Mile Scenic Drive? Se você está planejando conhecer a cidade de San Francisco, precisa ficar de olho neste nome curioso! Trata-se de uma rota planejada com os principais pontos para conhecer esta linda cidade! Vamos conhecer um pouco mais e saber quais são as atrações recomendadas?

49-MILE SCENIC DRIVE: ROTA TURÍSTICA DE SAN FRANCISCO

A 49-Mile Scenic Drive é uma rota com vistas panorâmicas na cidade de San Francisco. Ela foi criada em 1938 com o objetivo de mostrar as principais atrações da cidade e a sua beleza natural durante a Exposição Internacional Golden Gate (1939-1940), realizada na Treasure Island. O objetivo desta Exposição era celebrar, entre outras coisas, as duas pontes recém-construídas da cidade: a Bay Bridge, ponte que liga San Francisco a Oakland, que abriu em 1936; e a Ponte Golden Gate, que liga San Francisco a Sausalito, inaugurada em 1937. A primeira rota começava na Prefeitura de San Francisco e terminava na Treasure Island. No entanto, ela foi modificada diversas vezes desde então e, apesar do nome, a rota atual possui 46,3 milhas (74,5 km) de extensão, conforme o mapa abaixo do site San Francisco Travel.

PONTOS DE INTERESSE NA 49-MILE SCENIC DRIVE

Com base no trajeto acima, para ajudar a identificar cada uma das atrações na cidade de San Francisco que falaremos adiante, fizemos um mapinha com a localização de cada um deles:

  1. CIVIC CENTERO Centro Cívico inclui a Prefeitura de San Francisco, Prédios Administrativos, Bill Graham Civic Auditorium, Museu de Arte Asiática, Biblioteca da cidade e prédios do Centro de Artes Performativas: Davies Symphony Hall, War Memorial Opera House e Herbst Theatre.

    49-MILE SCENIC DRIVE: ROTA TURÍSTICA DE SAN FRANCISCO
    Região do Civic Center, com uma exposição temporária em frente à Prefeitura
  2. CATHEDRAL HILL: Bairro da cidade em que se localiza a Catedral de Saint Mary, na junção das ruas Geary St. e Gough St.
  3. THE FILLMORE: Chamado de “Harlem do Oeste”, The Fillmore é um distrito hip com muitos restaurantes, clubes e galerias. Na região também fica o “The Fillmore Auditorium”, uma histórica casa de shows.
  4. JAPANTOWNJapantown é um bairro que ocupa 6 quarteirões da cidade. Na região de Japantown há muitas lojas, restaurantes, vários teatros e dois hotéis. O Praça da Paz do Japan Center, o shopping center mais famoso da área, é o ponto focal para muitos festivais.
  5. UNION SQUAREEsta praça de 1,1 hectare fica no centro da cidade entre as ruas Geary, Powell, Post e Stockton. A Union Square é a principal praça de San Francisco, na qual muitos eventos comemorativos acontecem. Além disso, a região é super comercial e conta com muitas lojas e restaurantes.
  6. CHINATOWNÁrea de Chinatown de San Francisco começa no Portão Chinatown no cruzamento da Grant Avenue e Bush Street. na região há um Museu Histórico Chinês, muitas lojas e restaurantes de comida típica.

    Rua decorada em Chinatown
    Rua decorada em Chinatown
  7. NOB HILL: Nob Hill é um bairro da cidade que fica na interseção entre as ruas California e Powell. Entre os destaques da região estão a gótica Catedral Grace, o Huntington Park e o Centro Maçônico.
  8. MUSEU DO CABLE CARQuer conhecer como funcionam os bondinhos de San Francisco? Este é justamente o local. Aqui dentro os visitantes podem ver maquinaria que faz os bondinhos funcionarem. Também em exibição estão vários dispositivos mecânicos, caminhões, cabos e mecanismos de freio com as explicações correspondentes.
  9. PORTSMOUTH SQUARETrata-se de um local histórico perto da região de Chinatown. Hoje, a praça é considerada uma parte do bairro, ganhando um apelido de “Coração de Chinatown”. O parque possui muitos marcos históricos e estátuas.
  10. JACKSON SQUAREJackson Square é uma praça que concentra diversos casarões preservados do século XIX, que hoje abrigam antiquários, galerias de arte, lojas de presentes, entre outros.
  11. NORTH BEACH: North Beach é um bairro de San Francisco que é uma verdadeira “Little Italy” (pequena Itália), pois historicamente possui uma grande população de origem italiana. North Beach é uma das principais zonas de diversão noturna de San Francisco, bem como um bairro residencial habitado por uma mistura de jovens profissionais urbanos, famílias e os imigrantes chineses ligados a Chinatown que fica pertinho.
  12. COIT TOWERLocalizada no Telegraph Hill, a Coit Tower é uma torre com um mirante de observação que proporciona uma linda panorâmica vista da cidade quando o tempo colabora. (1 Telegraph Hill Blvd, San Francisco, CA 94133)
  13. PIER 39: O Pier mais famoso e turístico de San Francisco é recheado de restaurantes, lojinhas e proporciona uma vista incrível da baía, com direito a ilha de Alcatraz e Ponte Golden Gate. Além disso, o local é ponte de encontro de leões marinhos e abriga um aquário. Leia mais: San Francisco: O que fazer no Pier 39
  14. FISHERMAN’S WHARF: O “Cais dos Pescadores” é um local com muitas opções de restaurantes de frutos do mar, barcos de passeio, embarcações históricas e muitas lojas de presentes.
  15. ALCATRAZ: A famosa ilha em que funcionava uma prisão de segurança máxima, é atualmente uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. Os ingressos precisam ser reservados com bastante antecedência. Leia mais: San Francisco: Dicas para conhecer a ilha de Alcatraz

    A ilha de Alcatraz, que abrigava um presídio de segurança máxima
  16. MARITIME NATIONAL HISTORICAL PARKPertinho do Fisherman’s Wharf fica o Hyde Street Pier, um local com embarcações históricas e com o Museu Marítimo.
  17. THE CANNERY: O Cannery na Del Monte Square, é uma convidativa restauração de três níveis que já foi uma fábrica de conservas, é agora recheada de lojas, galerias e restaurantes. (2801 Leavenworth St, San Francisco, CA 94133)
  18. GHIRARDELLI SQUARE: Uma coleção de edifícios de tijolos vermelhos que serviram como uma fábrica de chocolate, agora é um charmoso restaurante e centro comercial com lugares ao ar livre e vista para o mar.
  19. RUSSIAN HILL: Russian Hill é uma região de San Francisco no alto de uma colina que proporciona uma vista panorâmica da baía. Aqui fica a famosa e tortuosa Lombard Street com suas 9 curvas super acentuadas.
  20. UNION STREET: Uma rua cheia de casinhas em estilo vitoriano que abrigam galerias de arte, lojas de antiguidades, restaurantes, cafés e pubs.
  21. FORT MASON: Forte Mason é uma área que abriga um grande parque que ancora uma série de museus, teatros e galerias e é uma área de preparação para eventos especiais.
  22. MARINA GREEN: Uma orla ótima para lazer e é um bom lugar para assistir a atividades de iates. Crissy Field também oferece lindas vistas da baía de San Francisco.
  23. PALACE OF FINE ARTS: Construído para a Exposição Internacional de 1915 Panamá-Pacífico, foi restaurado à sua glória original e, atualmente, abriga um teatro.
  24. PRESIDIO: Trata-se de uma área recreativa de 16 mil m², com uma linda vista do Oceano e abriga o Museu da Família Disney. Leia mais: San Francisco: Museu da Família Disney
  25. FORT POINT: Um antigo forte militar que fica exatamente embaixo da Ponte Golden Gate, oferecendo uma visão incomum tanto da ponte quanto da baía. Leia mais: Fort Point: o Forte sob a Ponte Golden Gate
  26. PONTE GOLDEN GATE: É a principal atração e grande símbolo da cidade, porque é simplesmente a ponte suspensa mais bonita do mundo! O pedágio é cobrado somente no sentido Sausalito-San Francisco Leia mais: San Francisco: A incrível Ponte Golden Gate

    thumb_DSC06144_1024
    A icônica Ponte Golden Gate, cartão postal de San Francisco
  27. CHINA BEACH: Trata-se de uma praia com uma faixa de mais de 180 metros de areia, ótima para banho de sol, natação e piqueniques.
  28. LEGION OF HONORÉ um lindo museu com obras-primas da arte europeia desde os tempos medievais até o século XX, muitos bronzes de Rodin, gravuras e desenhos. (100 34th Ave, San Francisco, CA 94121)
  29. OCEAN BEACH: Com direito a uma vista privilegiada da Ponte Golden Gate, essa praia tem muita areia e vista para as pequenas ilhas pedregosas chamadas Seal Rocks. Não se recomenda nadar da região porque é muito perigoso devido às correntes marítimas.
  30. ZOOLÓGICO DE SAN FRANCISCO: O Zoológico de San Francisco abriga mais de mil animais fascinantes como pássaros, gorilas, pinguins e muito mais. (1 Zoo Rd, San Francisco, CA 94132)
  31. LAGO MERCED: Um lindo lago muito utilizado no verão tanto para passeios de barco, quanto para pesca.
  32. SIGMUND STERN GROVE: Trata-se de um local de recreação de 130 mil m2, que recebe concertos e peças teatrais ao ar livre.
  33. GOLDEN GATE PARK: Trata-se de um parque enorme com muita área verde, atividades ao ar livre e várias atrações no centro de San Francisco. Leia mais: San Francisco: 10 atrações no Golden Gate Park

    Mapa do enorme Golden Gate Park
  34. JARDIM JAPONÊS: Lindo jardim japonês localizado dentro do Golden Gate Park que abriga uma variedade enorme de plantas e flores. Leia mais: San Francisco: O Jardim Japonês no Golden Gate Park
  35. MUSEUS NO GOLDEN GATE PARK: O Golden Gate Park abriga museus belíssimos como California Academy of Sciences, considerado o museu “mais verde” do mundo e o Museu de Arte de Young Museum, com uma coleção de obras do século XVII ao século XXI. Leia mais: 10 museus incríveis em San Francisco
  36. CONSERVATÓRIO DE FLORES: Fundado em 1879 e localizado dentro do Golden Gate Park, este conservatório de flores abriga espécies raras de plantas de várias partes do mundo. (100 John F Kennedy Dr, San Francisco, CA 94118)
  37. TWIN PEAKSTratam-se de duas colinas que proporcionam uma linda vista da cidade de San Francisco. (501 Twin Peaks Blvd, San Francisco, CA 94114)
  38. MISSION DOLORES: É uma das 21 missões católicas instaladas na Califórnia pelos espanhóis. Leia mais: As 21 missões espanholas na Califórnia.

    Missão San Francisco de Asís (Missão Dolores). Foto: californiamissionguide.com
    Missão San Francisco de Asís (Missão Dolores). Foto: californiamissionguide.com
  39. BAY BRIDGE: Ponte de dois andares que liga a cidade de San Francisco à cidade de Oakland. O pedágio somente é cobrado no sentido Oakland-San Francisco.
  40. FERRY BUILDINGÉ um terminal de passageiros de onde saem balsas para outros pontos da Bay Area, que abriga um mercado delicioso com produtos frescos de produtores locais, queijos, vinhos e alguns restaurantes.

    Ferry Building
    Ferry Building
  41. EMBARCADERO CENTERComplexo de 8 prédios com vários restaurantes e lojas.
  42. MONTGOMERY STREET: Esta rua é o coração do Centro Financeiro de San Francisco, com arranha-céus e muitos bancos.
  43. CENTRO DE VISITANTES DE SAN FRANCISCOTem alguma dúvida, quer mapas impressos ou dicas de passeios? O Centro de Visitantes de San Francisco está disposto a ajudar todos os turistas em 14 idiomas diferentes. (900 Market St, San Francisco, CA 94102)
  44. YERBA BUENA GARDENSEsta é uma área cheia de atrações culturais que incluem o Martin Luther King, Jr. Memorial, Yerba Buena Center for the Arts, Metreon, Children’s Creativity Museum e um playground. Há vários outros museus nas áreas próximas. (750 Howard St, San Francisco, CA 94103)
  45. MOSCONE CENTER: Trata-se de um espaço gigantesco que abriga vários tipos de exposições. (747 Howard St, San Francisco, CA 94103 – 5º andar)
  46. MUSEU DE ARTE MODERNArecém aberto após anos de reforma, possui um enorme acervo distribuído em 7 andares de exposições e passou a ser considerado o maior do mundo em arte moderna. (151 3rd St, San Francisco, CA 94103)
  47. AT&T PARKsede do time de baseball San Francisco Giants, proporciona uma linda vista da baía a partir da arquibancada. O estádio disponibiliza tours guiados para o público. (24 Willie Mays Plaza, San Francisco, CA 94107)

    Estádio de baseball AT&T Park
    Estádio de baseball AT&T Park
  48. ARENAS ESPORTIVAS: Incluem o antigo estádio do San Francisco Giants Candlestick Park e a arena indoor Cow Palace, que hospeda vários eventos esportivos, shows e eventos de entretenimento.
  49. AEROPORTO INTERNACIONAL DE SAN FRANCISCOÉ o principal aeroporto do norte da Califórnia.

Leia mais sobre San Francisco: