12 parque urbanos que você precisa conhecer

0
O belíssimo jardim japonês dentro do Golden Gate Park, em San Francisco, Califórnia, EUA

Nós adoramos cidades com muitas luzes, prédios e concreto para todo lado. Mas os parques urbanos são um refúgio no meio da vida estressante das grandes cidades e nós gostamos muito de conhecê-los quando vamos visitar um lugar novo. Um cantinho de paz e muito verde sempre recarrega as baterias e ajuda a descansar depois daquela caminhada por horas naquele sol escaldante.

É por este motivo que decidimos escrever um post especial em homenagem aos lindos parques que já visitamos pelo mundo. Muitos são bem simples e outros possuem museus, palácios e até restaurantes. Selecionamos 12 parques (6 na Europa e 6 nas Américas).

PARQUES URBANOS NA EUROPA

1. Englischer Garten, Munique, Alemanha

O Englischer Garten (Jardim Inglês, em alemão) é um dos parques mais bonitos que já vimos na vida. Se quiser conhecer bem o local é preciso gastar muito tempo porque ele é enorme (3,7 km2. É um dos maiores parques urbanos do mundo, superando inclusive o Central Park na cidade de Nova York (3,41 km2). No Englischer Garten há lagos, cascatas em que praticam até mesmo manobras de surf, há um jardim japonês, muitos monumentos, muitas pontes e a famosíssima Chinesischer Turm (Torre Chinesa) ao lado de um Biergarten, que são bares a céu aberto para se tomar as conceituadas cervejas alemãs.

406515_3531917427578_2049441757_n
No Englischer Garten com a Torre Chinesa ao fundo

2. Vondelpark, Amsterdam, Holanda

 O Vondelpark é um lindo com aproximadamente 485 mil m² no centro de Amsterdam com uma ótima infraestrutura, possuindo até mesmo restaurantes, teatro e playground na área. Anualmente é visitado por cerca de 10 milhões de pessoas. Infelizmente, quando visitamos não conseguimos ficar muito tempo no local porque fomos surpreendidos por um temporal! Do nada, fechou o tempo e começou a chover e a ventar muito! O jeito foi correr dali e nos abrigar em um ponto de trem de superfície.

75672_3536516422550_2094340869_n
O charmoso Vondelpark em Amsterdam, Holanda

3. Stadtpark, Viena, Áustria

O Stadtpark é lindo, como Viena, cheio de flores coloridas, muito verde, esculturas e monumentos em homenagem aos grandes nomes da música clássica como Schubert e Strauss. Fomos visita-lo em um dia quente, no final do verão europeu, e vimos muita gente de biquini tomando sol como se estivesse na praia! É o maior parque municipal com 65 mil m².

Pessoas tomando sol na grama do Stadpark, em Viena, Áustria
Pessoas tomando sol na grama do Stadpark, em Viena, Áustria

4. Parco Sempione, Milão, Itália

O Parco Sempione fica logo atrás do Castello Sforzesco, um dos mais famosos de Milão que fica bem no centro, sendo o maior parque urbano da cidade com 386 mil m². É ótimo para descansar após o almoço deitado na grama (fizemos exatamente isso). Um dos monumentos mais famosos do parque é o belíssimo Arco della Pace.

Linda vegetação no Parco Simpione, em Milão, Itália
Linda vegetação no Parco Sempione, em Milão, Itália

5. Tiergarten, Berlim, Alemanha

O Tiergarten é um dos nossos favoritos porque somos apaixonados pela cidade. Na última vez que estivemos lá estavam rolando os preparativos para a Maratona de Berlim e muitos locais do parque estavam interditados, então não deu para curtir muito e tirar fotos bem bacanas. De qualquer forma, fica aqui a dica deste grande parque (2.1 km²) e lindo que fica localizado bem no centro de Berlim, pertinho do famoso Portão de Brandemburgo e da Rua 17 de Junho. Há inclusive um zoológico dentro do parque (o nome Tiergarten em alemão significa parque dos animais). O Paulo adora uma barraquinha que vende salsicha alemã lá também.

311499_1940369199867_1986602492_n
Muitas árvores em uma das entradas do Tiergarten, em Berlim, Alemanha

6. Hyde Park, Londres, Inglaterra

Seria uma injustiça tremenda deixar o Hyde Park de fora da lista. Um dos parques mais famosos do mundo que já recebeu inclusive shows dos Rollings Stones, Bruce Springsteen, Paul McCartney, Madonna entre tantos outros nomes de peso da música. Ele também é um parque imenso (2.53 km²) e cheio de monumentos, esculturas, pontes e atrações. Até mesmo o Palácio de Kensington fica dentro do parque.

No grandioso Hyde Park em Londres, Inglaterra
No grandioso Hyde Park em Londres, Inglaterra

PARQUES URBANOS NAS AMÉRICAS

7. Golden Gate Park, San Francisco, Califórnia, EUA

O Golden Gate Park é um parque cheio de atrações dentro de San Francisco. Com 1,67 km², ele possui museus, um belíssimo e imperdível jardim japonês, moinho de vento ao estilo holandês, conservatório de flores, jardim botânico, campos para praticar polo na grama e até um estádio de futebol americano. Recebe anualmente 13 milhões de visitantes.

O belíssimo jardim japonês dentro do Golden Gate Park, em San Francisco, Califórnia, EUA
O belíssimo jardim japonês dentro do Golden Gate Park, em San Francisco, Califórnia, EUA

8. Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil

Nós amamos São Paulo e não tem como deixar de fora o Parque do Ibiraquera que já foi inclusive eleito por sites internacionais como um dos melhores parques urbanos do mundo. Em 2012 e 2013 foi o local com mais “check-ins” feitos no Facebook no Brasil. Com 1,584 km², o parque é repleto de muito verde e possui símbolos característicos como o Obelisco,  as fontes construídas em seus lagos artificiais e o Monumento às Bandeiras. Possui pavilhões para exposições, planetário, palácios, pistas de skate, ginásio poliesportivo entre outras atrações. Uma vez fomos assistir a um filme alemão com a Orquestra Sinfônica Municipal tocando ao vivo sentados na grama do parque!

Andando de bike no Parque do Ibirapuera, em São Paulo
Andando de bike no Parque do Ibirapuera, em São Paulo

9. Balboa Park, San Diego, Califórnia, EUA

Conhecemos o Balboa Park agora em fevereiro de 2015 e nos surpreendemos com a beleza do local. Muitos museus (16), áreas verdes belíssimas, jardim botânico, jardim japonês e até um famoso zoológico fazem parte deste belo parque de quase 2 km². O estilo arquitetônico dos prédios lá existentes é bem característico, mostrando grande influência espanhola.

DSC05010

10. Millennium Park, Chicago, Illinois, EUA

 O Millennium Park é um dos cartões postais da cidade de Chicago. As margens do Lago Michigan, o parque de estilo muito moderno e com 99 mil m2, recebe cerca de 4 milhões de visitantes por ano. Há uma área toda feita de metal destinadas a shows e concertos musicais. Mas a escultura mais famosa do parque é a “Cloud Gate”, mais conhecida como “O feijão”, na qual se aglomeram pessoas para tirar fotos com os seus reflexos na bem polida obra de arte.

Com "O feijão" no Millennium Park, em Chicago, Illinois, EUA
Com “O feijão” no Millennium Park, em Chicago, Illinois, EUA

11. Central Park, Nova York, EUA

Um dos cartões postais mais famosos dos EUA, o Central Park é um daqueles parques de cair o queijo. Belíssimo, limpo e cheio de atrações, o parque possui uma área de 3,41 kmno coração da ilha de Manhattan em que, além das barraquinhas típicas de cachorro quente, podemos encontrar museus, fontes, pontes, castelo, lagos e uma fauna e flora invejáveis. É um verdadeiro paraíso no meio de tanto concreto e prédios altíssimos. Há também concertos musicais no verão e pista de patinação no gelo durante o inverno. São tantas as atrações que se você quiser explorar bem o parque um dia não é suficiente, terá que priorizar.

Andando pelo Central Park, em Nova York, EUA
Andando pelo Central Park, em Nova York, EUA

12. Stanley Park, Vancouver, Canadá

É um dos mais belos parques que já vimos. Recebendo mais de 8 milhões de visitantes por ano e com mais de 4 km2 de extensão, é o maior parque que já fomos. Como estivemos lá no outono, o verde se misturava com algumas folhas amareladas e outras avermelhadas proporcionando uma paisagem incrível! Do parque é possível ter uma vista muito bonita da cidade de Vancouver. Dentro do parque há um aquário que conta com uma baleia baluarte e golfinhos de águas frias, há também um zoológico e muitas áreas verdes, monumentos, esculturas, totens aborígenes e ótimos locais para caminhada. Não conseguíamos parar de tirar fotos do local!

Belíssimo Stanley Park em Vancouver, Canadá
Belíssimo Stanley Park em Vancouver, Canadá

Deixe seu comentário