10 dicas para fazer uma viagem incrível

Muita gente pergunta qual é o segredo de algumas pessoas conseguirem viajar tanto e aproveitarem cada minuto no local onde estão. Não existe segredo, é preciso ter um planejamento para fazer com que aquela viagem seja inesquecível. Separamos 10 dicas para fazer uma viagem incrível que vão ajudar você a se organizar e fazer aquela viagem dos sonhos.

10 DICAS PARA FAZER UMA VIAGEM INCRÍVEL

1. Defina o roteiro

Uma coisa importante no planejando de uma viagem é tentar agrupar os lugares que você quer visitar em um roteiro coerente que aproveite sua passagem por um lugar para conhecer também áreas próximas. Evite tentar conhecer todos os lugares ao mesmo tempo na mesma viagem, pois vai aproveitar pouco e vai passar grande parte do seu tempo em longos deslocamentos, escalas de avião, etc. Trace rotas pelo Google Maps para conferir as distâncias entre os locais.

Confira as distâncias e tempo de deslocamento pelo Google Maps

2. Economize dinheiro

Utilize o Google Flights para simular quais os lugares mais baratos para viajar a partir de onde você estiver e consulte o site Quanto Custa Viajar para ter uma ideia do gasto médio que você vai ter no destino desejado. Caso esteja fora do seu orçamento, procure alternativas, pesquise outros lugares. Você precisa ter em mente que gastará não só com passagem e hospedagem, mas também com transporte, compras, alimentação, passeios ou tours que pretende fazer no local. Para não perder dinheiro e oportunidades, não deixe para fazer reservas no último minuto que antecede sua viagem. Se você pesquisa possibilidades com antecendência, vai saber quando alguma passagem aérea está em promoção, vai conseguir reservar aquele passeio bacana e imperdível para o lugar que está indo.

3. Providencie documentos necessários para o destino

Vai viajar para o exterior? Você vai precisar estar em dia com o seu passaporte, vistos, vacinas e outras burocracias. Não deixe para o último momento, pois pode ter sua viagem prejudicada caso não consiga marcar uma entrevista na Polícia Federal para fazer seu passaporte ou no Consulado do país que pretende viajar. Alguns lugares exigem um número mínimo de dias de antecedência da viagem para que a vacina que você precisa tomar. Caso esteja planejando viajar com seu animal de estimação, é preciso ver a documentação exigida com muita antecedência, pois há países que possuem uma série de exigências que você não vai conseguir cumprir em poucos dias. Procure informações no site dos consulados e embaixadas.

Novo passaporte brasileiro. Foto: site oficial da Polícia Federal

4. Contrate um seguro viagem

Não economize com a sua saúde! É essencial contratar um seguro viagem para evitar transtornos futuros. O ideal de qualquer seguro é não precisar usá-lo, mas caso precise estará coberto para a maior parte dos imprevistos. Você pode acabar com a sua viagem e causar um rombo na seu orçamento caso precise de atendimento médico, odontológico, for assaltado e  não estiver segurado. Lembre-se que imprevistos acontecem. Uma dica é fazer uma simulação de seguro viagem, sem compromisso, com nosso parceiro Real Seguros clicando neste link.

5. Economize tempo

Comprando ingressos para tours e passeios com antecedência você evita desperdiçar seu tempo em filas ou deixar de ir a algum lugar que tem lugares limitados. Temos uma amiga que não conseguiu visitar a ilha de Alcatraz, uma das principais atrações de San Francisco porque deixou para comprar os ingressos na hora e a próxima data disponível era só em 2 semanas! Um outro amigo ficou na fila do Museu do Vaticano por 3 horas e meia no sol intenso do verão europeu a uma temperatura que beirava os 45ºC porque não se planejou para adquirir os tickets pela internet. Seu tempo é valioso e viagens custam caro! Não desperdice seu tempo durante a viagem, planeje-se antes para curtir melhor cada atração.

6. Confira o calendário

Se está planejando conhecer um lugar novo, precisa ficar de olho no calendário. Qual será a temperatura e o clima naquela época do ano? Aquele museu vai estar aberto no dia que pretende visitar? Algum evento importante vai acontecer na cidade que poderá elevar os preços dos hotéis? Isso pode fazer toda a diferença no seu orçamento e no seu roteiro. Pode ser que aquele museu que você deixou para o último dia em Los Angeles não abra às segundas-feiras,  ou os hotéis fiquem muito mais caros durante a Oktoberfest em Munique ou uma outra atração que você deixou para o fim do dia, feche mais cedo durante o inverno. Confira informações sobre feriados nos locais que pretende visitar e dias em que aquela atração que você está louco para conhecer não abre.

figura-calendario

7. Pense nos imprevistos que pode enfrentar

Leve com você guias de viagem, celular e tablet com informações importantes, GPS (online e offline). Pode ser que o lugar que você vai visitar a internet não funcione, a bateria do celular acabe ou pior, que seja roubado. Pense em alternativas de como conseguir continuar sua viagem com imprevistos. Estude mapas, imprima o que achar fundamental. Se estiver viajando com mais pessoas, compartilhe o roteiro com elas e disponibilize os dados mais importantes. Não fique dependente de apenas uma forma de conseguir informações, esteja preparado para enfrentar coisas que não estavam planejadas.

8. Faça reservas

Cada vez mais pessoas aproveitam as viagem para ter experiências gastronômicas interessantes. Não são somente os restaurantes sofisticados que valem a pena fazer uma reserva antecipada. Você pode ficar mais de 1 hora na espera do popular The Cheesecake Factory, por exemplo. Na hora da fome, ninguém está disposto a ficar horas esperando, não é mesmo? Caso seja de seu interesse, tente programar as suas refeições fazendo suas reservas pelos sites OpenTable ou SeatMe do Yelp. Outro caso em que reservas podem ser necessárias é em degustação ou tour por vinícolas. Não perca a chance de conhecer um local interessante porque não reservou com antecedência.

9. Cuidado com a mala

Parece uma bobagem, mas a sua mala pode fazer toda a diferença na viagem. Se você pretende ficar pegando vários voos, mudar de cidade várias vezes, uma mala grande pode atrapalhar muito e deixar sua viagem muito mais caras porque algumas companhias aéreas cobram por unidade de bagagem despachada. A melhor coisa é levar o essencial e carregar pequenas embalagens de shampoo, condicionador e outros. Faça uma lista das coisas que precisa levar e coloque na mala peças básicas, que combinam com tudo. Não deixe para levar na viagem o sapato novo que você nunca usou e nem sabe se é confortável ou aquela calça estampada que só combina com uma blusa. Viajar exige praticidade. Não se esqueça de que alguns itens são proibidos na bagagem de mão: itens cortantes, embalagens com líquidos com mais de 100 ml, aerosol de qualquer tipo, etc. Evite colocar objetos caros, eletrônicos e jóias na bagagem que será despachada. Pense o que faria caso sua bagagem fosse extraviada, o que você está levando na bagagem de mão que pode ajudá-lo caso isso aconteça? Inspire-se a fazer uma mala enxuta neste post da Anna do blog Nós no Mundo, em que ela compartilha várias dicas sobre como viajar até para o Japão e Rússica só com bagagem de mão!

Cuidados redobrados com a bagagem de mão
Cuidados redobrados com a bagagem de mão

10. Cuidados com segurança

É super bacana colocar aquela foto linda em um lugar paradisíaco nas redes sociais, mas tome cuidado com a questão de segurança. Assaltos e furtos em épocas de férias aumentam muito e você pode estar entregando seu roteiro inteiro de viagem na mão de pessoas que não são confiáveis e que saberão que sua casa estará vazia nas próximas semanas. Por isso, proteja-se contra a super exposição. Você pode estar de férias, mas os bandidos não. Cuidados inclusive no seu destino, seja ele qual for. Já tivemos amigos que tiveram celular roubado, cartão clonado, bolsa ou mochila furtada em todos os continentes! O país pode ser desenvolvido, mas seres humanos que agem de má fé existem em qualquer lugar do mundo. Não dê brechas para criminosos e fique de olho nos seus pertences.

Veja mais dicas de viagem: