Morando Fora: 10 coisas que não nos fazem sentir saudade do Brasil

0

Este post tem tudo para ser polêmico, pois vamos falar das coisas de que não sentimos nenhuma saudade do Brasil. Encarando positivamente, são as coisas em que o Brasil tem mais oportunidade de melhoria!

Não estamos dizendo de maneira nenhuma que os EUA são perfeitos, pois aqui tem muita coisa para melhorar também. Mas existem certas questões que acreditamos que o Brasil está bem atrás e atitudes precisam ser tomadas para que isso mude!

COISAS QUE NÃO NOS FAZEM SENTIR SAUDADE DO BRASIL

1. Violência e Impunidade

O primeiro ponto é a questão da segurança, sem dúvida nenhuma. No Brasil, vivemos com medo e nos acostumamos a viver assim. Antigamente, a violência estava restrita aos grandes centros, mas hoje isso mudou e até em pequenas cidades atos bárbaros são cometidos. Acreditamos que isso tem relação com a questão da impunidade. As leis no Brasil precisam ser atualizadas, o Código Penal revisado. Mas o problema é que nem o que temos hoje é cumprido. No levantamento divulgado ano passado do Escritório sobre Drogas e Crime das Nações Unidas são listadas as 30 cidades mais violentas do mundo. É intolerável que 11 delas sejam brasileiras e não estejamos fazendo nada para mudar essa realidade!

(Foi divulgada recentemente uma atualização desta lista em que são consideradas as 50 cidades mais violentas do mundo e, infelizmente, 19 delas são brasileiras).

2. Burocracia

Nesse ponto tem muita coisa envolvida. A justiça brasileira é um exemplo do que não devemos seguir. Tudo demora, tem uma série interminável de documentações, assinaturas, instâncias. Parece que as coisas não andam. Abrir uma empresa demora muito e fechar mais ainda. A quantidade absurda de documentos que precisamos correr atrás para vender nosso apartamento antes de nos mudarmos para os EUA é absolutamente chocante! E cada coisa em um cartório diferente, não existe nada integrado.

3. Falta de respeito e intolerância

A sensação que temos é que no Brasil cada dia que passa diminui o respeito pela vida humana. As pessoas não têm respeito no trânsito, fazem coisas sem pensar no vizinho e é praticamente um “salve-se quem puder”. Quem entra no metrô em São Paulo parece que está indo para a guerra e todos ao seu redor são inimigos. Torcidas organizadas marcam encontros pela internet para se matarem com paus e pedras nas principais cidades brasileiras.

4. Descaso com a educação

Parece não haver seriedade na questão do ensino de qualidade no Brasil. O ensino de base está cada vez pior e as pessoas chegam ao ensino médio praticamente analfabetas. Existem universidades sucateadas, precisando de verbas e investimentos. A educação é algo não valorizado e não respeitado.

5. Telefonia móvel

Não sentimos saudades da Vivo, TIM, Oi ou Claro. Serviço ruim, cobranças erradas, etc. Esse item dispensa comentários.

6. Falta de ar condicionado / aquecimento

O Brasil é um país curioso. Grande parte das casas e prédios não tem estrutura para extremos de temperatura. No inverno, não tem aquecimento. No verão, não tem ar condicionado.

7. Preços de roupas e eletrônicos

Outro item auto-explicativo. Os preços no Brasil são absurdos!!! E não é só custo Brasil (carga tributária) é lucro Brasil (pessoas dispostas a pagar muito mais do que o produto vale por mero status). Acreditamos que muita coisa já melhorou na questão dos eletrônicos, pois no passado já foi pior, mas ainda é uma questão crítica.

8. Corrupção

Corrupção tem em todo lugar porque é uma coisa do ser humano e não somos inocentes em pensar que não existe aqui nos EUA. Mas no Brasil já passamos de todos os limites do tolerável, né? Corrupção não tem raça, cor, orientação sexual ou partido político. É triste pensar que você não tem opção em quem votar em uma eleição. Mas quando nos referimos à corrupção, falamos no sentido mais amplo e não somente na política. É a corrupção que todos os cidadãos comentem: subornar policial, fazer “gato” da TV a cabo, comprar DVD pirata, sonegar imposto, entre tantas outras formas. A corrupção, infelizmente, parece estar arraigada na cultura brasileira e existem pessoas que nem  consideram determinados atos como corrupção, é o “jeitinho brasileiro”.

9. Baixa qualidade dos serviços

Serviços prestados no Brasil costumam ter qualidade duvidosa, vide telefonia, internet, energia elétrica, por exemplo. Ao tentar devolver um produto em uma loja você é praticamente visto como um criminoso, os atendentes fogem ou acabam destratando o cliente. Tentar cancelar o contrato da Telefonica é ter a certeza de que a ligação vai cair “misteriosamente” umas 3 vezes no momento da finalização.

10. Impostos

O problema dos impostos não é pagá-los, mas sim pagá-los SEM ter contrapartida, não ter nada em troca. Segurança, saúde e educação são precários, mesmo com o cidadão brasileiro pagando altos impostos. Os produtos que nós compramos têm imposto embutido e não sabemos o quanto é. O sistema tributário brasileiro é uma verdadeira lambança!

(Que fique claro, os impostos na Califórnia são elevados, mas existe alguma contrapartida (segurança e boas escolas públicas), a exceção é o sistema de saúde dos EUA que é absurdamente caro e as pessoas de baixa renda só passaram a ter acesso muito recentemente com o “Obamacare”. No Brasil, apesar das deficiências, as quais nem precisamos comentar, existe o SUS há algum tempo e aqui nos EUA não existia sequer isso.)

Deixe seu comentário